A Rede Municipal de Ensino de Garibaldi retomará as aulas presenciais na educação infantil e no primeiro e segundo ano do ensino fundamental na próxima terça-feira (27), por estar entre as cidades que adotam o sistema de cogestão do modelo de distanciamento controlado. Já as escolas de educação infantil privadas e o Colégio Sagrado de Jesus poderão retomar já na segunda-feira (26).
De acordo com o novo decreto divulgado pelo Governo do RS nesta sexta-feira (23), mesmo em bandeira preta, os protocolos de medidas sanitárias serão referentes à bandeira vermelha.
O decreto impõe que se aplique as seguintes normas: distanciamento mínimo de 1,5m entre classes, materiais individuais e a não realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.
A secretária de Educação de Garibaldi, Beatriz Sopelsa, explica que na segunda-feira serão realizados os ajustes necessários, como transporte escolar, merenda, educadores e com a estrutura da escola, para que as aulas possam retornar de forma organizada na terça-feira.
Cada escola já possui o seu plano de contingência, com as medidas necessárias para a retomada das atividades.
Diante da instabilidade jurídica do momento, a Administração Municipal irá publicar o decreto que regulamenta o retorno das atividades presenciais com vigência a partir de segunda-feira.
Adotando os mesmos critérios, além da educação infantil e do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, o documento ainda autoriza a realização das seguintes atividades educacionais: Plantões para atendimento aos alunos de ensino médio técnico subsequente, de ensino superior e de pós-graduação; Estágio curricular obrigatório, de pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso e para a manutenção de seres vivos, conforme normativa própria; Cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, e de arte e cultura.