Comportamento

Secretaria da Saúde de Caxias mantém alerta para lotação da rede hospitalar

Secretaria da Saúde de Caxias mantém alerta para lotação da rede hospitalar Secretaria da Saúde de Caxias mantém alerta para lotação da rede hospitalar Secretaria da Saúde de Caxias mantém alerta para lotação da rede hospitalar Secretaria da Saúde de Caxias mantém alerta para lotação da rede hospitalar
(Foto: Ilustrativa)
(Foto: Ilustrativa)

Diante da atual situação enfrentada pela rede hospitalar, com lotação perto do esgotamento, e o aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul reitera o alerta para que todos os cuidados para prevenir o contágio pelo coronavírus sejam mantidos e reforçados.

Na manhã desta quinta-feira (25), a lotação nas UTIs com leitos covid-19 era de 96% na rede privada e 81% no SUS. A situação nos leitos de UTI Clínicos também é complicada, com 80% ocupado na rede privada e 103% na rede SUS. As medidas de prevenção são essenciais para que esses números possam ser controlados e o sistema não entre em colapso.

A SMS reforça a orientação para que a comunidade evite participar de aglomerações, faça o uso correto da máscara e mantenha a higiene frequente das mãos, que são medidas fundamentais para evitar o contágio pela covid-19. Essas ações são necessárias para que o sistema de saúde tenha condições de acolher todos os pacientes que necessitarem de atendimento.

A Secretaria alerta, ainda, que todas as pessoas que já receberam uma ou duas doses da vacina devem manter todos as medidas de prevenção. Isso é necessário porque ainda não há uma alta cobertura vacinal e porque ainda não há confirmação de que pessoas vacinadas não transmitam mais o vírus.