Caxias do Sul

Secretaria da Saúde de Caxias busca reduzir espera por procedimentos especializados

Atualmente, a demanda reprimida é de 7,7 mil cirurgias eletivas para pacientes da cidade

Secretaria da Saúde de Caxias busca reduzir espera por procedimentos especializados Secretaria da Saúde de Caxias busca reduzir espera por procedimentos especializados Secretaria da Saúde de Caxias busca reduzir espera por procedimentos especializados Secretaria da Saúde de Caxias busca reduzir espera por procedimentos especializados
(Foto: Secretaria da Saúde/Arquivo/Divulgação)
(Foto: Secretaria da Saúde/Arquivo/Divulgação)

Com uma demanda reprimida de 7,7 mil cirurgias eletivas para pacientes de Caxias do Sul e 2,1 mil para de outros municípios que precisam realizar os procedimentos em hospitais da cidade, além de 10,5 mil exames especializados, e 26,5 mil consultas com especialistas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está buscando soluções para reduzir essas filas. De acordo com a pasta, a proposta está em fase de busca de hospitais interessados em realizar os atendimentos.

Conforme a SMS, a estimativa é de realizar cerca de 2,3 mil exames especializados, 660 cirurgias e 12,3 mil consultas com especialistas. Além disso, é projetado ampliar de 156 para 186 o número de aparelhos auditivos implantados ao mês. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), com base nas demandas reprimidas em cada especialidade. Ainda não há data prevista para início.

“Assim como os mutirões que realizamos periodicamente, esta é mais uma iniciativa que estamos buscando para diminuir o tempo de espera para quem precisa de algum atendimento que não é urgente. São melhorias em que estamos trabalhando em todas as esferas, desde a Atenção Primária, que em breve terá a nova central telefônica para agendamento de consultas, até os procedimentos especializados”, detalha a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

O projeto será custeado com R$ 6.206.155,90 provenientes da Portaria Nº 769 de 28 de junho de 2023, do Governo Federal, por intermédio do deputado federal Maurício Marcon. A Secretaria da Saúde também prevê, para o segundo semestre de 2023, a realização de mutirões de consultas e de pequenas cirurgias, a exemplo dos anos anteriores.