
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) lançou na 42ª Expointer a Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2019, um trabalho de pesquisa que compila dados de diferentes instituições para traçar um panorama das principais culturas do Estado. O trabalho reúne 23 dos principais segmentos agrícolas, detalhando dados como área colhida, produção, receita agropecuária, número de produtores, valores de exportação e principais destinos, participação na produção nacional e nas exportações do agro gaúcho, além de número de municípios produtrores, destacando sua escala.
“A diversificação da agropecuária é nossa maior riqueza”, resumiu o secretário da Agricultura, Covatti Filho, que entregou a publicação nesta quinta-feira (29) para a ministra da Agricultura, pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para o governador Eduardo Leite e produtores rurais em encontro da Farsul.
“No ranking nacional, nosso Estado é líder na produção de arroz, uva e tabaco, entre outras culturas, e temos potencial para expandir culturas mais recentes e aprimorar processos das tradicionais, buscando solucionar entraves que ainda dificultam a vida do nosso produtor rural”, afirmou Covatti.
O Rio Grande do Sul é o quinto com maior valor bruto da produção agropecuária entre os estados brasileiros, o terceiro na produção de grãos, com 35,3 milhões de toneladas, o quarto de maior receita na pecuária, com R$ 19,7 bilhões, e quarto nas exportações do agro, com R$ 46,4 bilhões.
Com base na receita, os principais produtos agropecuários do Rio Grande do Sul são soja (36,5% da receita), carne de frango (13,3%), arroz (11,6%) e carne bovina (7,6%). O Estado figura ainda como segundo colocado no ranking nacional em produção de leite e trigo, além de caqui e maçã.
O trabalho de pesquisa foi coordenador pelo diretor do Departamento de Política Agtrícola da Seapdr, Ivan Bonetti, e foi ilustrado com fotos do repórter fotográfico Fernando Dias e edição do jornalista Itamar Pelizzaro, servidores da Seapdr.