

Entre as disposições da Lei que cria a Guarda Civil uniformizada estão a responsabilidade em prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir infrações penais ou administrativas e atos infracionais; colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública; colaborar com a pacificação de conflitos; exercer as competências de trânsito; proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município e garantir o atendimento de ocorrências emergenciais.
O Secretário de Segurança, tenente-coronel José Paulo Marinho destaca que inicialmente será realizado concurso para 20 agentes Municipais. “Eles irão atuar diretamente na prevenção primária á violência e a criminalidade, potencializando a presença física do Agente Municipal de Segurança, desta forma, evidenciando a percepção da comunidade da preocupação do Poder Público em melhorar a Segurança Pública de Bento Gonçalves”, afirma.
A Segurança é uma das principais bandeiras da Administração Municipal. “Fizemos este ato no Centro, que é referência Estadual, junto aos Bombeiros. Mas, tranquilamente poderíamos ter realizado com a policia, Brigada ou em outro órgão de segurança. Isso porque nosso desejo e convicção é que todas forças irão trabalhar juntas, lado a lado. Nosso objetivo é um só, cuidar de nossa comunidade. E o melhor para população, neste momento, é a criação da Guarda Civil”, afirma o Prefeito Guilherme Pasin.