Tecnologia

SAMAE lança aplicativo para atendimento ao público em Caxias do Sul

Solenidade integra a programação da semana do aniversário de Caxias do Sul

SAMAE lança aplicativo para atendimento ao público em Caxias do Sul SAMAE lança aplicativo para atendimento ao público em Caxias do Sul SAMAE lança aplicativo para atendimento ao público em Caxias do Sul SAMAE lança aplicativo para atendimento ao público em Caxias do Sul
(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)
(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)

Visando mais conforto e agilidade para o Caxiense, na tarde desta terça-feira (14), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (SAMAE), lançou seu aplicativo oficial, chamado “SAMAE Digital”, disponível para Android e IOS. Em um investimento de R$ 200 mil, a ferramenta foi desenvolvida pela empresa Keyworks Tecnologia da Informação. O evento, que integra a programação alusiva ao aniversário de 132 de Caxias do Sul, aconteceu na loja comercial da autarquia.

A diretora técnica do setor de Tecnologia da Informação do Samae, Marines Bertola, explicou aos presentes as funcionalidades da plataforma. Entre as suas vantagens, o aplicativo possibilitará copiar o código de barras e emitir a segunda via da conta; configurar para receber a conta pelo e-mail; consultar débitos em aberto; simular consumos; exportar o extrato de quitação; exportar a negativa de débito; alterar o dia de vencimento; emitir avisos de vazamento na sua residência e tirar foto do local no momento do cadastro; entre outras diversas opções para qualificar o contato com o Samae.

Para cadastrar-se e ter acesso às informações, é necessário utilizar os dados do titular da conta de água (CPF/CNPJ). Até o final do ano estará disponível a primeira atualização do aplicativo que permitirá que o usuário cadastrado receba notificações e avisos de falta de água.

O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, em sua fala, salientou que o aplicativo é mais uma forma de aproximar o Samae das pessoas, melhorando o atendimento, uma vez que os serviços estão disponíveis na palma da mão, inclusive aos finais de semana e feriados. “Ao fazer um estudo das principais demandas dos usuários que ligavam no 115, constatamos que eram a segunda via da conta, vazamentos, religações e informações sobre falta de água. A partir disso, começamos o planejamento da plataforma e já estamos trabalhando nas próximas versões para levar ainda mais comodidade aos consumidores”, explicou.

O prefeito Adiló Didomenico enalteceu o trabalho dos servidores da autarquia ao buscar mais ferramentas para ampliar o contato com o cidadão. “O mundo digital trouxe mais facilidade e conforto para que os contribuintes possam resolver seus problemas por meio de aplicativos e o Samae deu o primeiro passo. A plataforma irá evoluir muito, conforme as demandas irão surgindo, o aplicativo irá se adequando a realidade dos usuários”, disse.

Também participaram do lançamento oficial o vereador Zé Dambros, representando a Câmara Municipal; os secretários do Urbanismo, João Uez, e da Agricultura, Rudimar Menegotto; secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; vereador Mauricio Scalco; diretor da empresa Keyworks Tecnologia da Informação, Cássio Colussi; presidente da UAB, Valdir Valter; diretores e equipe do Samae.