O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), lançou na última terça-feira (6) a 16ª edição da Operação Verão Seguro. A ação visa prevenir afogamentos nas represas de Caxias do Sul, além de fiscalizar atividades, como caça e pesca, que são proibidas. Fazem parte da operação a Guarda Municipal (GM), o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e o Batalhão de Polícia Ambiental (Patram).
Até o dia 20 de março de 2023 (quando encerra o verão) servidores intensificarão as rondas, principalmente nas bacias da Maestra (Santa Fé) e Dal Bó (Fátima), locais onde a incidência de pessoas em descumprimento à legislação vigente são mais acentuados. Conforme destaca o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, banhar-se nestes locais é proibido.
“Primeiro por se tratar de um local de reserva de água para consumo e o segundo aspecto é de que os locais não são próprios para banho, não são adequados. Pode haver ali alguns problemas de afogamentos, inclusive levando a óbito”, disse.
Resultados do balanço realizado na edição anterior indicam que 1.127 pessoas foram orientadas em 4.532 rondas. No último verão foi registrado um afogamento com óbito no Complexo Dal Bó, e outro em que duas pessoas foram resgatadas com vida da Maestra. Durante o verão, estação de temperaturas mais elevadas, os banhos nas represas são mais procurados. A campanha é uma forma de intensificar um trabalho já existente.
“A gente pede que tenham muito cuidado, para que os pais principalmente não permitam que seus filhos, e pede que tenham cuidado para evitar esse tipo de incidente [afogamentos]”, comentou. As rondas realizadas durante a Operação serão feitas diariamente em todas as bacias de Caxias do Sul. Denúncias podem ser feitas à Guarda pelo telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.