Após o caso do desaparecimento de nove gatos em Bento Gonçalves no início do ano, a prefeitura da cidade criou programas de apoio e auxilio para animais. Desde então, investimentos foram feitos para auxiliar em diversas situações envolvendo os animais do município. A população já pode solicitar tais apoios para seus pets. Confira a qual setor recorrer em diferentes casos.
Samu Pet para urgências e emergências
O serviço do Samu Pet não tem três meses de existência em Bento Gonçalves e já atendeu a cerca de 150 chamados. O projeto visa o atendimento a animais de rua e pertencentes a famílias de baixa renda. Desde o primeiro dia, as ocorrências, em sua maioria, são por casos de atropelamento.
A equipe da unidade móvel é composta por duas médicas veterinárias, um auxiliar e três assistentes. Este projeto, além de socorrer os animais da cidade após um incidente causador de sofrimento, trabalha na responsabilização da pessoa que causou a situação em caso de atropelamento e não prestou o apoio.
Para acionar o Samu Pet, a pessoa pode entrar em contato pelo WhatsApp (54) 9.9223-1853. A equipe solicita que o contactante encaminhe o máximo de informações possíveis como vídeos e fotos. Desta forma um dos atendentes realiza a triagem identificando a emergência e a necessidade de deslocar a unidade móvel além de prestar orientações sobre as primeiras ações.
O Samu Pet funciona de segunda a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Questionada sobre uma possível expansão de horários, a prefeitura, através da assessoria de imprensa, respondeu que “No momento permanece neste horário”.
Situações atendidas pelo Samu Pet
O serviço do Samu Pet atende a diversas ocorrências de urgência e emergência. Entretanto, alguns serviços não são contemplados pelo projeto. Confira abaixo quais são os apoios e auxílios prestados.
- Problemas cardiorrespiratórios;
- Atropelamento dentro de 24 horas;
- Queimaduras;
- Intoxicação veneno dentro de 24 horas;
- Ingestão de corpo estranho;
- Obstrução Urinária;
- Hipertermia por insolação;
- Reações alérgicas (anafiláticas);
- Quedas dentro de 24 horas;
- Piometra, Parto distócico, prolapso vaginal;;
- Picada de animais peçonhentos;
- Episódios Epiléticos;
- Diarreia ou vomito com sangue ativos;
- Hemorragia ativa.
Castrações dos animais
Desde o início do ano, investimentos foram feitos na questão das castrações em Bento Gonçalves. Animais de rua e aqueles pertencentes a famílias de baixa renda podem ser esterilizados. Para tal, a pessoa deve entrar em contato com o Departamento de bem-estar animal, através dos telefones (54) 3055 7115 e (54) 992744262
Maus tratos e animais selvagens
A população também pode denunciar maus tratos aos animais ou a presença de algum bicho selvagem. Para isso, pode-se acionar a secretaria de meio ambiente pelo telefone (54) 3055 7211.