Os consumidores de Caxias do Sul podem ter acesso a uma lista, atualizada mensalmente, com as empresas mais citadas em reclamações no Procon. As avaliações, relacionadas a atendimento e serviço prestados, são abertas no site e, também, na sede do órgão da prefeitura, localizada na Avenida Itália, n° 109, bairro São Pelegrino.
Aparecem no ‘top 5’ com mais reclamações, entre julho e novembro de 2024, as empresas: Vivo (5 vezes), Laser Fast (2), Oi (4), Claro, Yeesco, Itaú (3), Banco BMG (2), Open Vision Ótica, Facta Financeira e Agibank (2).
Os segmentos de atuação transitam entre estética, varejo, bancos digitais e operadoras de telefonia e internet. A relação de dezembro ainda está em aberto.
De acordo com o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, o levantamento é uma atividade de praxe do órgão, entretanto, a divulgação dos dados é novidade. A primeira vez ocorreu em julho.
Zauza explica que, após a publicização das listas, alguns dos negócios citados procuraram o Procon com a finalidade de melhorar o serviço e, consequentemente, evitar avaliações negativas dos usuários.
“Pelo menos uma empresa trouxe sua diretoria e buscou alternativas para resolver os seus problemas com os consumidores mesmo antes de a gente abrir as reclamações. Então é esse é o ponto positivo do ranking: a empresa não quer ver seu nome exposto em uma lista de reclamações no Procon”, afirma.
Acesse o ranking de reclamações do Procon aqui.