Após atuar na Câmara de Vereadores por cinco mandatos seguidos (2005-2024), Felipe Gremelmaier (MDB), 46 anos, será secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul. O ex-presidente do Legislativo, que já chefiou pasta nas gestões de José Ivo Sartori (MDB) e de Alceu Barbosa Velho (PDT) no município, terá como uma de suas prioridades, a partir de 1° de janeiro de 2025, “vender” a imagem da maior cidade da Serra Gaúcha para atrair ainda mais turistas.
A fusão de ações ao turismo e à geração de emprego e renda em um mesmo setor é uma novidade proposta para o 2° governo Adiló Didomenico (PSDB), que decorre até 2028. A criação dessa nova secretaria foi aprovada neste mês de dezembro pelo Parlamento, junto a outros movimentos, como a elaboração de um eixo específico da prefeitura para tratar somente da ‘zeladoria’ de Caxias.
Mestre em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Felipe Gremelmaier afirma que o município tem força para o turismo esportivo, religioso, industrial, gastronômico e cultural. O futuro secretário garante que acionará o Conselho Municipal do Turismo (Comtur), entidades e o trade turístico local para incentivar o que já está sendo feito e provocar novos projetos.
Em andamento, cita a valorização da marca Curta Caxias e a potencialização do Calendário de Eventos. Entre as novidades, Felipe projeta a ocupação de equipamentos públicos históricos.
“Além de fortalecer o observatório do turismo, queremos criar um plano de engajamento comunitário, um financiamento municipal do turismo. A ocupação de trens históricos, a Maesa, o próprio aeroporto (Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva), o Porto (Meridional) de Arroio do Sal. São todos fatores que vão auxiliar em muito o desenvolvimento do turismo de Caxias do Sul”, observa.
De acordo com o emedebista, em 2025, o Executivo encaminhará à Câmara projetos que criam o Financiamento Municipal do Turismo e estabelecem a ocupação de prédios históricos. A iniciativa deve ocorrer em colaboração com a Secretaria de Administração, Tecnologia e Inovação, a qual será comandada por Grégora Fortuna dos Passos (PRD).
No terreno do Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier promete dar segmento a projetos como a Sala do Empreendedor, que se dedica às demandas dos microempreendedores individuais (MEIs); o CredCaxias, programa de crédito da prefeitura junto a entidades do segmento; e o Capacita Caxias, iniciativa que realiza oficinas e cursos gratuitos de qualificação profissional.
“Desenvolvimento econômico é também a potencialização de empresas, é a geração de emprego e renda, fatores que o turismo consegue conversar e fazer com que se desenvolvam”, explica.
Quanto aos recursos que serão disponibilizados à pasta, o futuro secretário afirma que ainda não há definição. “Mas nas primeiras semanas, com certeza, a gente vai ter um encaminhamento muito positivo com relação a isso“, disse.
Pai, torcedor e corredor
Felipe João Gremelmaier é caxiense, faz aniversário no dia 29 de setembro e cresceu no bairro Vila Verde. Pai do menino Martin, 12 anos, mora no bairro Panazzolo. Além de ser mestre em Turismo e Hospitalidade, é pós-graduado em Administração Pública e Administração de Cidades, e bacharel em Direito.
É filiado ao MDB desde 1996, mas o primeiro contato político veio anos antes. Felipe conta que a paixão surgiu ao lado do pai, o médico geriatra Walmir Gremelmaier, em 1989, quando acompanhou o genitor no processo de emancipação do município de Três Arroios, então distrito de Erechim. A proximidade com o meio cresceu ao apoiar as candidaturas de Sartori à prefeitura, em 1992 — ocasião em que não foi eleito —, e à Assembleia Legislativa, em 1994 — quando renovou seu mandato como deputado estadual.
Cerca de uma década depois, assumiu pela primeira vez um cargo eletivo como vereador, em janeiro de 2005. Na oportunidade, era suplente e atuou até abril de 2008, quando retornou ao Legislativo o titular da cadeira, Mauro Pereira (MDB). Posteriormente, conquistou a vaga em com 4.114 votos. Desta vez, se licenciou do cargo para tomar posse, em 2009, como secretário municipal do Esporte e Lazer do prefeito Sartori, permanecendo até 2011.
Em 2012, foi reeleito com 3.145 votos. Na legislatura seguinte, foi presidente da Câmara em 2017. Entre 2015 e 2016, foi secretário de Governo do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Em 2024, encerra a quinta passagem pela Casa. Também neste ano, disputou a prefeitura de Caxias frente à Adiló, Maurício Scalco (PL) e Denise Pessôa (PT), mas acabou em quarto lugar com 19.172 votos (8,17%).
Em paralelo à política, Felipe Gremelmaier conta que é torcedor da S.E.R. Caxias e acompanha eventos esportivos em geral. É leitor e autor dos livros de crônicas esportivas “Ora Bolas” e pratica corrida amadora.