Garibaldi

Safra da uva movimenta o mercado de trabalho na Serra Gaúcha

Primeiras entregas de uva foram realizadas na última sexta-feira (6)

Safra da uva movimenta o mercado de trabalho em Garibaldi
Foto: Arquivo Leouve

O início da safra da uva está aquecendo o mercado de trabalho em Garibaldi. Até o momento mais de 120 postos de emprego foram preenchidos para a colheita, recebimento e processamento das uvas nas vinícolas da região. As primeiras vagas começaram a ser abertas ainda em dezembro. A época da colheita colocou Garibaldi como uma das cidades com mais oportunidades de trabalho no Estado.

Conforme Patrícia Schardon, assistente administrativa do Sine do município, Garibaldi tem hoje 311 vagas abertas, sendo 25 para a safra da uva. Em sua maioria, as vagas são para trabalhar em frigoríficos, outro ramo que emprega muitos trabalhadores. As vagas para a safra são temporárias. A estimativa é que a colheira e recebimento das uvas nas vinícolas vá até o dia 15 de março.

“O Sine trabalha sempre colaborando com as empresas que estão em busca de trabalhadores. Esse ano foi bem intensa a questão da safra da uva. Várias vinícolas disponibilizaram as vagas conosco. Em sua maioria vagas para trabalhar dentro das vinícolas, ajudando no recebimento e no processamento das uvas”, explica Patrícia.

O aumento no número de empresas procurando contratar profissionais de forma legal, com contrato de trabalho, é reflexo da busca por proteção contra possíveis desentendimentos de uma contratação informal. “O Sine só trabalha com contrato formal. E essa é uma garantia para o empregador, que está protegido de possíveis problemas futuros e também para o trabalhador, que tem todo o amparo legal”, esclarece Patrícia.

 

Primeiras uvas estão sendo entregues

Na última sexta-feira (6), as primeiras entregas de uvas foram realizadas na Cooperativa Vinícola Garibaldi. A remessa que deu início a temporada 2023 da uva foi de aproximadamente 30 mil quilos, das variedades Chardonnay e Pinot Noir. Costumeiramente os primeiros a entregarem as uvas são os produtores de Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Conforme os técnicos em vitivinícola as uvas estão apresentando boa qualidade devido ao clima que está proporcionando uma maturação mais lenta dos frutos. A estimativa da Cooperativa Vinícola Garibaldi é receber mais de 28 milhões de quilos. Sendo que 30% deste total será destinado a produção de espumantes e os outros 70% serão destinados a produção de suco integral.