O governo da Rússia anunciou nesta segunda-feira (24) um acordo com a federação do país (UFR, pela sigla em russo), para integrar os clubes da quatro regiões da Ucrânia que foram anexadas por decreto, Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia. “Entramos em acordo com a UFR e integramos aos novos territórios nos campeonatos de futebol”, disse Dmitry Chernyshenko, vice-primeiro-ministro da Rússia, em reunião com o presidente do país, Vladimir Putin.
O chefe de Estado ouviu no encontro que “tudo isso se faz para que todas as regiões sejam consideradas participantes de pleno direito”. Entre as equipes que estariam abrangidas pela medida está o Shakhtar Donetsk, assim como o Zorya Luhansk, ambos da região ucraniana do Donbas.
Segunda divisão
Além disso, o Kristall Kherson, da segunda divisão, e o Metallurg Zaporiyia também poderiam participar do Campeonato Russo, a partir do acordo. As autoridades de Moscou já tinham feito anúncio similar após a anexação da península ucraniana da Crimeia, m 2014, mas os planos nunca prosperaram.
Devido denúncia de Kiev e da oposição da Uefa, a UFR teve que excluir os clubes da Crimeia e organizou um campeonato regional na península.
Fonte: EFE
Leia também: Comandante russo admite que situação é “tensa” para forças na Ucrânia
O novo comandante das forças russas na Ucrânia admite pressões sofridas pelas ofensivas ucranianas para retomar áreas do Sul e do Leste, que Moscou afirma ter anexado há apenas algumas semanas. (Matéria completa no link acima).