Comportamento

Rua Ministro Toledo passa por obras e causa transtornos a moradores do bairro São Pelegrino, em Caxias

Foto: Especial Leouve
Foto: Especial Leouve

A moradora de uma residência localizada na Rua Ministro Toledo, entre a Ernesto Alves e José Gollo no bairro São Pelegrino, reclamou da demora e sujeira causada por uma obra que ocorre no trecho.

A obra iniciou a cerca de um mês e consiste na troca da rede de esgoto, sendo coordenada pelo Samae e fiscalizada pela Secretaria de Obras de Caxias. A execução está a cargo de uma empresa terceirizada. Contudo, a moradora explicou que o andamento da obra está causando transtornos para a população.

Ela relatou que um estabelecimento de auto elétrica teve que ficar uma semana com as portas fechadas por conta da obra em frente a entrada, impossibilitando o acesso de veículos dos clientes. Além disso, ela salientou que em dia de chuva a rua fica intransitável, tanto de veículos quanto a pé, pois já houve um caso de uma idosa que caiu e teve ferimentos por escorregar na calçada suja de barro.

A denunciante também relatou à reportagem do Portal Leouve, que já houve explosões para retirar pedras que tem no local. Para este procedimento demorou-se alguns dias até os explosivos chegar deixando a obra parada. Outra paralisação está em andamento desde a última sexta-feira (30). Aos questionar os trabalhadores, ela recebeu a informação de que a empresa não havia recebido os recursos financeiros da prefeitura para dar continuidade.

Em conversa com a assessoria de imprensa da Secretaria de Obras, foi relatado que a empresa está cumprindo os prazos. “No momento a execução está parada devido a presença de grande volume de rocha, ao qual depende de utilização de explosivos para sua escavação, existem alguns trâmites que precisam ser seguidos para realizar a compra, armazenamento, transporte e utilização dos explosivos, a previsão de retomada é na quinta que vem, dia 13.05.21.”

Em outro trecho da conversa, referindo-se a verba da obra ” O ordenador de despesas dessa obra é o SAMAE, e os pagamentos são realizados mediante a medição dos serviços executados, o qual foi apresentado ao município, que pediu ajustes e aguardamos o boletim de medição ajustado para o prosseguimento do trâmite e liberação do pagamento dos serviços já executados.” Ao questionar o Samae sobre os pagamentos, a assessoria da autarquia confirmou que os pagamentos estão em dia. Segundo o Samae a obra está em fase de ajustes de documentação.

A Secretaria de Obras salientou que as vistorias são diárias “Ali é permanente ( diária) para ver se a empresa está cumprindo com o projeto , neste interim que a obras está nessa intervalo , as equipes tão passando ali observando as questões de ” resguardo do es espaço” com a devida sinalização do trecho de obras”.

A moradora da Rua Ministro Toledo relatou que os vizinhos já entraram em contato com a prefeitura solicitando o bloqueio total do trecho, mas até o momento não obtiveram retorno.

A previsão da conclusão da obra é para o mês de dezembro de 2021. A rua está parcialmente bloqueada e não tem previsão de ser interditada totalmente, segundo a Secretaria de Obras.

Foto: Especial Leouve
Fotos: Especial Leouve