Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul enfrenta os dias mais intensos da atual onda de calor. Nesta quinta (5) e sexta (6), os termômetros registrarão as temperaturas mais altas da semana. Marcas extremas podem chegar a 40ºC em várias regiões.

Pico do calor atinge o Estado

O calor extremo atinge com força o Oeste, Noroeste, Campanha, Centro e Vales. Nestas áreas, as máximas variam entre 37ºC e 40ºC. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a previsão é de calor entre 35ºC e 37ºC.

A sexta-feira será o ápice do calor em muitas regiões. Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte sentirão os efeitos máximos. Algumas localidades podem marcar entre 38ºC e 40ºC.

Mudança no tempo se aproxima

Uma frente fria já avança pelo Sul do estado. Na sexta, ela aumenta a nebulosidade e traz chuva irregular para a Campanha e o Sul gaúcho. Nessas regiões, as temperaturas cairão para cerca de 30ºC.

A instabilidade se espalhará durante o sábado. Este será o dia com maior potencial de chuva, do Centro ao Norte do estado. Porto Alegre e Litoral Norte estão incluídas na previsão.

Risco de temporal isolado

A chuva virá de forma irregular. No entanto, existe o risco de temporais localizados e chuvas fortes isoladas. Os volumes totais previstos são, em geral, baixos.

Fim de semana com alívio térmico

A frente fria trará moderação no calor. O fim de semana terá temperaturas mais amenas no Sul e Leste. Muitas cidades não ultrapassarão os 30ºC.

No Oeste, o calor persistirá, mas com menor intensidade. A população deve seguir os alertas oficiais e tomar cuidados com a saúde durante o período de altas temperaturas.