Comportamento

Romaria de Caravaggio reúne mais de 100 mil pessoas na sua 143ª edição

Romaria de Caravaggio reúne mais de 100 mil pessoas na sua 143ª edição

Agradecer! Agradecer! Agradecer!

Essa foi a palavra mais ouvida ao longo dos quatro dias da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que começou na quinta-feira (26) e se estendeu até o domingo (29), no Santuário em Farroupilha. Conforme números divulgados no final da tarde, pouco mais de 100 mil pessoas estiveram no local durante o período de festa.

A chuva e a instabilidade no tempo foram responsáveis para que o número não fosse ainda maior. Eram esperadas cerca de 300 mil pessoas. Isso, porém, não abalou a fé e a religiosidade dos peregrinos que encararam todas as adversidades para irem ao local santo.

O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, fez uma avaliação positiva da romaria.

“Nosso objetivo atingido, já que a nossa meta é levar fé aos corações, a esperança aos cristãos que caminham rumo aos céus, a casa do Pai e ao Santuário definitivo, que é Cristo, o templo do Espírito Santo. E assim nós estamos muito felizes já que multidões passaram por aqui”, disse.

Entre os milhares e milhares de agradecimentos estava o de Rogério Silveira de Oliveira, de 42 anos, de Caxias do Sul, que relatou que deveria ter pago uma promessa em 2018, mas veio ao Santuário somente agora devido a um acidente que sofreu. Mas ainda assim, ele fez questão de realizar os 19 quilômetros até a Igreja em agradecimento a cura de uma doença.

“Eu devo muito a Nossa Senhora do Caravaggio, que me livrou de uma doença muito forte ao longo de um ano. E hoje eu estou aqui com muita força e disposição para seguir atrás de meus objetivos e ser cada dia mais uma pessoa melhor”, disse.

Conforme números da Brigada Militar, na quinta-feira, dia votivo, foram 65 mil pessoas que passaram pelo Santuário; na sexta-feira, o número foi de 6 mil; já no sábado, foram 26 mil e no domingo e último dia, em torno de 9 mil pessoas estiveram no local.

Ao todo foram celebradas cerca de 40 missas, todas transmitidas, inclusive na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), atingindo cerca de 1 milhão de pessoas nas redes sociais do Santuário.

Ainda de acordo com o reitor, não há descanso, o acolhimento aos peregrinos segue já nesta segunda-feira (30) e ao longo do ano, já que não há hora para que um filho procure a mãe de Caravaggio.

“A partir de amanhã estamos aqui de novo. O Santuário acontece no dia a dia, com romeiros que vem até mesmo a noite para serem acolhidos”.

A 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que voltou a ocorrer de forma presencial após uma pausa de dois anos devido aos protocolos da pandemia da Covid-19, foi marcada pelo agradecimento. Seja ele pela saúde, pela vida ou por uma graça alcançada, o agradecimento foi a marca desta edição.

Como salientou o Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Don José Gislon, a pandemia reeducou as pessoas, ensinando que o agradecimento também faz parte da vida.

“Depois daquilo que nós passamos como humanidade, nós nos reeducamos. Porque muitas vezes somos de pedir e pedir a Deus, e esse período fez com que a gente olhasse a vida e aprendesse também a agradecer. Temos Deus todos os dias na nossa vida e às vezes esquecemos de agradecer e quando a vida se torna frágil e nós reaprendemos a nos erguer, também aprendemos a agradecer”, disse.

No final da festa foi lançada a 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio que terá como tema: “Fonte da Alegria, rogai por nós!”. nos dias 26 e 27 de maio de 2023.