Rodamoinho Cultural tem início neste sábado com atrações on-line em Farroupilha

Idealizado pelos membros da Associação Moinho Cultural, o Rodamoinho Cultural foi contemplado em primeiro lugar na região pelo Edital Criação…

Publicado por
15:00 - 28/05/2021

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Idealizado pelos membros da Associação Moinho Cultural, o Rodamoinho Cultural foi contemplado em primeiro lugar na região pelo Edital Criação e Formação – Fundação Marcopolo da Secretaria de Estado da Cultura, e tem agenda de ações diversas nos meses de maio, junho e julho, em Farroupilha.

O projeto conta com a participação de mais de vinte profissionais e artistas farroupilhenses, que realizarão diversas atividades no âmbito cultural como oficinas de teatro, lives musicais, bate-papos, criações coletivas de materiais gráficos e exibição de documentário.

Todas as atividades serão realizadas digitalmente, e são gratuitas e abertas à comunidade em geral. Para participar basta que os interessados acompanhem a divulgação dos formulários que serão disponibilizados na página do Instagram da Associação, próximo as datas de suas realizações.

Dentre as ações que serão realizadas está a criação de um acervo digital, um Site-Memorial que envolverá a realização de pesquisa histórica sobre a edificação, a curadoria de acervos (materiais, documentais, fotográficos e audiovisuais) e criação de narrativa, que apresentará a história do Moinho sob diversas nuances e será realizado pela equipe de museólogas da Pantheon Patrimônio e Cultural, coordenada pela museóloga Julia Maciel Jaeger.

O prédio que aguarda o processo tombamento como patrimônio histórico e cultural teve a primeira
solicitação junto ao poder executivo em 2013, porém, apenas o pedido de 2019 foi levado adiante. Atualmente o processo tramita junto a prefeitura e conta com o apoio de diversas instituições.

Confira a programação do Rodamoinho Cultural:

Painel Online – Arquitetura e o Patrimônio Histórico: o Caso do Moinho Covolan – 29 de maio (sábado) às 10h – via Google Meet

Apresentação do trabalho científico realizado sobre o antigo Moinho Covolan, iniciando pelo seu contexto histórico, a relação do edifício com a cidade de Farroupilha, passando pela sua importância econômica, social e arquitetônica no período da industrialização, e finalizando com a análise da edificação objeto de estudo no seu estado atual. Com a arquiteta Clarissa Zanatta.

Inscrições via formulário a ser divulgado nas redes sociais da Associação Moinho Cultural.

Oficina e ateliê de Arte e Criação Gráfica: Papéis e Intervenções Urbanas – 30 de maio (domingo)
às 15h – Via Google Meet

A partir de palavras chaves disparadoras – afeto, coleção, intervenção, ativismo, ocupação -, a oficina abordará manifestações artísticas que possam contribuir e atravessar a criação-coletiva de materiais gráficos de artistas convidados. A ação resultará na produção de cartões postais com fotografias selecionadas do Moinho e as intervenções artísticas de cada participante. A oficina será ministrada por Luana Lemos de Souza e a coordenação da ação fica por conta do designer Tiago Bertuol Gasperin.

Inscrições via formulário a ser divulgado nas redes sociais da Associação Moinho Cultural.

Oficina Teatral + Performance: Transver Ação – Corpo e Memória, 04 e 05 de junho, na sexta-feira
das 18h às 20h e no sábado das 14h às 16h – Via Google Meet

A ação pretende possibilitar um encontro/espaço de experimentação e criação em “território digital” – e resultará em uma performance: uma deriva coletiva, a ser realizada no último dia de prática. A ação será realizada pelas artistas Amanda Gatti e Gustiele Fistaról do coletivo Território de Rupturas.

Inscrições via formulário a ser divulgado nas redes sociais da Associação Cultural Moinho Covolan.

Oficina Literária: Escuta mulheres – 13 de junho (domingo) às 16h – Via Google Meet

Encontro do grupo de estudos e debates sob o tema “A Literatura e a arte como lugares de autodefinição; existências femininas”. Curadoria compartilhada entre a psicóloga e arte educadora Ana Paula Soares e a historiadora e pesquisadora em Literatura, Bruna Letícia de Oliveira dos Santos.

Inscrições via formulário a ser divulgado nas redes sociais da Associação Cultural Moinho Covolan.

Transmissão música eletrônica:
Bate papo com o DJ Cris D. – 17 de junho (quinta-feira) às 20h – Via Instagram

O Programa Gritaria receberá o DJ Cris D para um bate papo sobre a sua trajetória na música eletrônica.

Transmissão com tradução para linguagem de sinais (Libras).

Live nos perfis do Instagram: @moinho.cultural, @programagritaria e @criiiis_d
Transmissão de live e-music – 20 de junho (domingo) – às 20h
Live musical – DJ Cristian D. no canal do YouTube da Associação: Moinho Cultural.

Transmissão documentário – 26 de junho (domingo) – 20h

Curta-metragem sobre o Moinho Covolan com gravação de depoimentos, acervos, roteirização e
montagem de uma narrativa documental. Curadoria do roteirista e diretor cinematográfico, André
Constatin.

Transmissão no canal do YouTube da Associação: Moinho Cultural.

Lançamento do Site- Memorial do Moinho – 07 de julho (sábado)

Será desenvolvido a partir de pesquisa histórica sobre a edificação, a curadoria de acervos (materiais, documentais, fotográficos e audiovisuais), e criação de narrativa que apresentará a história do Moinho sob diversas nuances. Será realizado pela equipe de museólogas da Pantheon Patrimônio e Cultura. Divulgação pelas redes sociais da Associação Moinho Cultural.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp