Rio Grande do Sul não atinge meta de alfabetização estipulada pelo MEC

Estado recuou 5 pontos percentuais em levantamento: 63% das crianças matriculadas nas redes públicas de ensino alcançaram o nível de alfabetização definido

Publicado por
09:30 - 15/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Rio Grande do Sul não atinge meta de alfabetização estipulada pelo MEC

Foto: Maria José Vasconcelos / Correio do Povo / reprodução

O percentual de alfabetização no Estado indica que houve recuo. Em 2023, 63% das crianças matriculadas nas redes públicas de ensino do Rio Grande do Sul alcançaram o nível de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para o 2° ano do Ensino Fundamental.

Os dados foram apresentados no 1° Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada do MEC. De acordo com o levantamento, o RS não atingiu a meta de alfabetização estabelecida no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que consistia em retomar o patamar estadual de 2019, de 68%.

Considerando somente os resultados das redes municipais de ensino, dentre 469 municípios gaúchos avaliados, 19 deles alcançaram percentual igual ou superior a 95% de alunos alfabetizados.

Desses, 14 atingiram 100% de alfabetização, entre eles os municípios de Fortaleza dos Valos, Pinto Bandeira, Santo Expedito do Sul e Toropi.

*Fonte: Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp