Últimas notícias

Representantes do Ensino Infantil Particular voltam a protestar em frente a prefeitura de Bento

ABEIPAR pede a liberação de escolas da rede para atender a cinco crianças por turma

Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

Na tarde desta quarta-feira (5), por volta das 14h, cerca de 70 pessoas ligadas ao setor da Educação Infantil da Rede Particular, realizaram uma manifestação silenciosa em frente a prefeitura de Bento Gonçalves, na Rua Marechal Deodoro.

Através de cartazes solicitando o retorno das aulas presenciais no ensino infantil, representantes da Associação Bento-Gonçalvense de Ensino Infantil Particular (ABEIPAR), alegam que as escolas da rede possuem os alvarás necessários para atender ao público.

Eles propõem o atendimento de até cinco crianças por sala, de forma a evitar aglomerações. A rede de ensino particular já vai para 5 meses sem abrir as portas o que acaba colocando em risco a continuidade desses estabelecimentos, do ponto de vista financeiro.

Eles alegam também que a proibição de atividades escolares abre espaços para cuidadoras informais que atuam em Bento Gonçalves, que segundo manifestantes, não possuem condições de oferecer a qualificação necessária e nem a mesma estrutura das escolas particulares que oferecem cozinheiras, nutricionistas e outros profissionais:

“Queremos buscar uma autorização, pois há cuidadoras informais autorizadas para atender até 5 crianças em suas casas. Por quê as escolas particulares não podem? Temos professores qualificados e toda uma infra-estrutura para oferecer as crianças”, afirmou a presidente da ABEIPAR, Taiane Deconto.

A prefeitura de Bento Gonçalves preferiu não se manifestar sobre a possibilidade de liberação dessas escolas.

Imagens: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

Confira um vídeo gravado das manifestações: