A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal de Caxias do Sul divulgou, nesta última quinta-feira (09), dados significativos da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento foi apresentado para a presidência do Legislativo e para entidades relacionadas com a causa.
Os dados exibem um panorama de 526 autistas, correspondem ao período de 18 de junho de 2021 a 11 de janeiro de 2023. As informações fornecem uma visão detalhada sobre a demografia, assistência à saúde, deficiências e outros aspectos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. A divulgação revela ainda que Caxias do Sul segue na segunda colocação do Rio Grande do Sul com maior número de carteirinha de autista.
A presidente da Frente, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), e o integrante do grupo, vereador Elisandro Fiúza (Republicanos), estiveram visitando a Rádio Viva e o Portal Leouve na manhã desta sexta-feira (10). Durante o programa Alto Astral eles apresentaram e abordaram alguns dados do relatório.
A falta de dados na cidade também motivou a ação. Entre as informações, a presidente da Frente destacou que o TEA é maior no sexo masculino na cidade (78,71%) e que mais de 20% não estão matriculados em instituições de ensino, o que acende sinal de alerta. A vereadora apontou a necessidade de acompanhamento e inclusão.
Atualmente, Caxias do Sul possui 858 carteirinhas emitidas. Contudo, a presidente afirma ter convicção de que o número ainda está bem abaixo da realidade na cidade. Ela estima que há mais de duas mil crianças com TEA em Caxias. Nesse sentido, a parlamentar reforça a importância do documento que assegura direitos legais, além de trazer dados demográficos. “A carteirinha é totalmente gratuita e é um instrumento muito importante para aqueles gestores públicos que estão pensando em políticas públicas possam fazer ações assertivas baseadas em dados”, destacou.
Na próxima semana o documento será encaminhado para o Executivo caxiense na busca de continuidade de expansão das políticas públicas. O aumento no número de carteirinhas emitidas no município foi impulsionado pela campanha “TEAbraça”, criada pela Câmara Municipal, com apoio da Frente Parlamentar. Considerando o início da campanha, em abril de 2022, houve aumento de 683%, quando haviam 77 documentos emitidos para a cidade.