Últimas notícias

Registrados temporais e queda de granizo no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

Temporais com queda de granizo atingem o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira
Registro feito em Torres, no Litoral Norte (Foto: GABRIEL ZAPAROLLI / Divulgação)

O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira (15) de muita instabilidade com chuva e temporais em diversas regiões, que seguem nesta noite. Houve muitas pancadas de chuva forte em Porto Alegre e cidades do interior gaúcho, acompanhadas de raios e fortes trovoadas. Em alguns pontos, houve registro de granizo.

Duas condições favoreceram a formação de nuvens carregadas sobre o estado. Primeiro, ingressou ar muito quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que, com a elevada umidade, formou nuvens de chuva com raios ainda na madrugada, condição que persistiu durante o dia.

Fez calor de quase 30ºC em plena Serra Gaúcha com máxima de 29,3ºC em Serafina Correa. Sondagem por balão meteorológico indicou às 9h de ontem temperatura de 20ºC a 1.500 metros de altitude sobre Porto Alegre, indicando uma atmosfera superaquecida e propícia para instabilidade.

Justamente a atmosfera muito quente proporcionou o grande número de raios nesta segunda no Rio Grande do Sul. As descargas atmosféricas atingiram o estado desde cedo. Em Torres, no Litoral Norte, os raios dividiam o céu com as nuvens carregadas em tons alaranjados e avermelhados pela luz solar do começo da manhã, o que foi registrado pelo fotógrafo Gabriel Zaparolli.

Caiu granizo em diversos municípios. Até o fim da tarde, a MetSul recebeu imagens do fenômeno em cidades do Centro, Oeste e o Sul gaúcho como Livramento, Quaraí, Sertão Santana, Camaquã e outras. O granizo, no geral, teve pequeno diâmetro e não se tinha relatos de danos.

Confira registros enviados por moradores de Santa Cruz do Sul:

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente forte e de tempestades na noite de hoje e na madrugada desta terça-feira na Metade Norte do Rio Grande do Sul. A frente fria ao encontrar o ar muito quente forma núcleos de intensa instabilidade com potencial até de algumas super células, o que pode resultar em granizo de variado tamanho e vendavais em pontos localizados.

Fonte: MetSul Meteorologia