Rede estadual de ensino retoma aulas presenciais com 28 mil alunos em Caxias do Sul

Leia mais Homem fica ferido após colisão contra caminhão na ERS-122 em Caxias do Sul Falta de água: Saiba quais…

Publicado por
11:16 - 21/02/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: arquivo

Com cerca de 28 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2022 apenas em Caxias do Sul, as aulas da rede estadual foram retomadas nesta segunda-feira (21) de forma 100% presencial e sem revezamento. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas.

De acordo com a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Viviani Vanessa Devalle, a única instituição estadual no município que não retoma as atividades presenciais nesta segunda-feira é a Abramo Randon.

“A escola tendo o espaço adequado poderá receber todos os alunos. A única escola que não vai retornar a presencialidade é a escola Abramo Randon porque ela teve toda a fiação externa e interna furtada, então estamos encaminhando uma obra para realizar a instalação novamente da energia elétrica, é uma obra bastante estrutural, que deverá ser feita nos próximos dias. Sem energia elétrica a escola não está apta ao retorno. As demais estão voltando 100% a presencialidade”, afirma.

Em relação ao quadro de funcionários e professores, a coordenadora relata que, nessas primeiras semanas de aula, professores estão sendo chamados para cobrirem vagas em aberto.

“Nessa primeira semana de início de aula, de retomada do ano letivo, nós estamos ainda chamando professores, nós tivemos um processo seletivo, que foi homologado no final da semana passada, nós temos falta em algumas escolas, de algumas disciplinas, principalmente de língua portuguesa e matemática, que com o aumento da carga horária na matriz curricular demandou uma quantidade maior de professores. Então nós estamos ainda chamando os professores. Acreditamos aí que durante essa semana, início da semana que vem, estejamos com os quadros estabelecidos”, explica.

De acordo com Viviani, o retorno das aulas na parte da manhã foi tranquilo, sem incidentes. Ela ressalta como as escolas estavam preparadas para receber os alunos, com os protocolos de segurança necessários devido a pandemia, como álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscara. Por parte dos alunos e professores, os cuidados já fazem parte da rotina e não causam estranheza.

Central de matrículas

Na última semana centenas de pessoas compareceram à Central de Matrículas em Caxias do Sul, na Avenida Júlio de Castilhos, em busca de vagas para seus filhos ou remanejamento de escola.

A Central de Matrículas atende alunos das redes municipal e estadual. A coordenadora da 4ª CRE ressalta que a maior procura da rede estadual era no ensino médio, onde alunos que foram destinados para sua segunda ou terceira opção de escola buscam vagas na primeira opção.

“Nós temos vagas sim nas nossas escolas, em todas as séries, anos, que diz respeito ao atendimento do Estado, principalmente no ensino médio. E a gente tem procurado alocar os alunos conforme a sua necessidade”, explica.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp