

Uma reciclagem clandestina que fica no Travessão Pedro Américo, bairro Santo Antônio, Zona Norte de Caxias do Sul, está causando mal-estar entre os moradores próximos ao local. Os resíduos, em maioria metálicos, estão espalhados pelo pátio e em terrenos baldios.
De acordo com um vizinho, durante o verão, o lixo acumulado provoca mau cheiro e também tem causado a infestação de ratos e baratas. Os moradores confirmaram que ao lado do pavilhão onde ficam depositados os materiais, existe um córrego que recebe o chorume que escorre da reciclagem.
A preocupação dos moradores é que essa água contaminada acabe indo parar na Represa da Maestra, uma vez que o local faz parte da bacia de captação do reservatório.
“Quando está quente não dá pra aguentar o cheiro ruim que vem do local. Já fomos até a prefeitura junto com vizinhos denunciar a situação e fazer um pedido de vistoria. Ainda denunciamos as condições para a vigilância sanitária, em razão de possíveis focos de mosquito naquele ambiente”, afirma.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), no mês de outubro foi aberto processo administrativo contra essa recicladora e a fiscalização chegou a conclusão que o local funciona de maneira ilegal.
O documento foi encaminhado para a Comissão de Recicladores para averiguar se lál atuam recicladores em condições de vulnerabilidade social, porém até agora não houve nenhuma ação prática para evitar que a reciclagem continue a operação.