Comportamento

Rebeca Andrade inscreve salto inédito e pode batizá-lo com seu nome nas Olimpíadas de Paris

Federação Internacional de Ginástica determinou a nota de partida de 6.0; se for homologado, o movimento passará a se chamar ‘Andrade’

Rebeca Andrade inscreve salto inédito e pode batizá-lo com seu nome nas Olimpíadas de Paris
Foto: Jonne Roriz/COB

Rebeca Andrade, uma das principais apostas do Brasil para medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024, submeteu, nesta quinta-feira (25) um novo salto em seu nome que deve ser apresentado durante sua competição. O salto ainda não tem o nome da brasileira, mas ele foi mostrado ao Comitê Técnico da FIG (Federação Internacional de Ginástica). O movimento contém o elemento inédito Yurchenko com tripla pirueta (TTY).

Com essas informações, é possível que Rebeca execute o salto durante os Jogos Olímpicos de Paris, que começa, para a ginástica artística feminina, no próximo dia 28 de julho. Para que o movimento receba o nome da brasileira, a FIG determinou a nota de partida de 6.0. Caso atingido, o salto passará a se chamar ‘Andrade’.

Se for homologado, Rebeca se tornará mais uma ginasta brasileira a ter um elemento com seu nome. Daiane dos Santos, Diego Hypolito, Lorrane Oliveira e Júlia Soares (as duas últimas colegas de seleção de Rebeca) já possuem seu nome no código de pontuação.

O TTY consiste na entrada Yurchenko, que é uma rondada flic-flac para a mesa, com a ginasta entrando de costas no aparelho, seguida por três piruetas (1080 graus). Seria o salto mais difícil da “família” Yurchenko. Apesar da apresentação ao FIG e a divulgação de um vídeo recente do movimento, ainda não foi confirmado se ela irá executar tal feito durante a competição de Paris.

Arte: Reprodução/Instagram/@gymnastics

*Fonte: Jovem Pan