Custo de Vida

Rádio é consumido por cerca de 83% da população brasileira

Dados foram divulgados nesta quarta-feira no Inside Rádio 2022 pelo Kantar IBOPE Media

Do estúdio ao streaming: 100 anos da 1ª transmissão de rádio no Brasil
Estúdio da Rádio Viva FM em Caxias do Sul - comunicador Fabiano Pereira (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

Em 2022, a primeira transmissão de Rádio no Brasil completou 100 anos. Dessa forma, o Kantar IBOPE Media realizou uma grande pesquisa para apresentar o consumo médio do produto entre os brasileiros. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (21) no Inside Rádio 2022, cerca de 83% da população brasileira consome o produto. Um crescimento de três pontos percentuais em relação a 2021.

O meio também evolui para uma participação intensa na vida das pessoas. Conforme o documento, seis em cada dez ouvintes escutam mais ou a mesma quantidade em relação aos últimos seis meses. Ainda assim, a média de tempo escutando por dia é de 3h58min.

Perfil dos ouvintes de rádio (Imagem: Kantar Ibope)

Com um pós-pandemia, o consumo também já caminha para níveis pré-Covid-19, crescendo nos ditos “locais fora de casa”.

“O rádio sempre foi um companheiro do brasileiro, um país continental. O rádio certamente é a tecnologia que mais tem capilaridade, está presente em todos os lugares, no radinho, no carro, no celular, no aplicativo. O rádio realmente é uma plataforma de conteúdo movida pelo brasileiro”, destaca o Diretor Administrativo do Grupo RSCOM, Marcos Dytz Piccoli.

Vale lembrar que a pesquisa foi realizada nas 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa de abril a junho de 2022. Confira a evolução nestas localidades abaixo.

(Imagem: Kantar Ibope)

Confiança, agilidade e digitalização do rádio

O diretor administrativo do Grupo RSCOM ainda destacou que o meio segue com a relevância em alta, juntamente com outros veículos tradicionais, principalmente pelas propagações de fake news em outros meios, tais como a internet. “E também a pandemia fez com que o rádio crescesse muito em termos de audiência. O brasileiro consome muito o rádio, é veículo gratuito, acessível, então ele é muito popular”, concluiu.

(Imagem: Kantar Ibope)

“A simplicidade junto com a agilidade do rádio seguem sendo o grande diferencial entre os meios de comunicação. O fortalecimento no online só impulsiona ainda mais o alcance e a quantidade de ouvintes, mostrando que o digital veio para somar e não concorrer com o rádio”, afirma a Diretora de Produto do Grupo RSCOM, Raquel Marholt. Sobre isto, 29% dos entrevistados informaram que a possibilidade de escutar de forma online auxilio na preferência pelo meio.

O meio ainda apresenta uma forma eclética de atuação. Da música ao hard news, levando informação, entretenimento e, acima de tudo, uma companhia para quem escuta. De acordo com o Inside Rádio 2022, 49% das pessoas utilizam para escutar músicas, 43% para ter uma companhia, e outros 31% por apresentar notícias de forma rápida.