Queda no número de voluntários preocupa entidade de assistência às vítimas das enchentes em Caxias do Sul

Parceiros Voluntários ressalta a importância do voluntariado contínuo e divulga os locais que precisam de ajuda

Publicado por
18:20 - 28/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Parceiros Voluntários Caxias do Sul alerta a redução do número de voluntários. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)

Parceiros Voluntários Caxias do Sul alerta a redução do número de voluntários. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)

Com o passar das semanas após a devastadora tragédia das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a atenção da população se desloca para as fases de reconstrução e reabilitação. No entanto, enquanto os esforços se concentram em erguer pontes, reconstruir moradias e lidar com os detritos deixados pelas águas, a baixa no número de voluntários nos centros de triagem vêm sendo uma preocupação. VOLUNTÁRIOS

A Parceiros Voluntários Caxias do Sul, atuante na linha de frente da assistência, destaca a importância contínua do voluntariado. Manuela Libardi, estagiária de psicologia da entidade, expressa sua preocupação. “Diante do cenário de calamidade pública, não podemos prever o fim dos trabalhos. Observamos uma considerável redução no número de pessoas que se disponibilizam para ajudar“, aponta Manuela

Segundo dados da organização, enquanto nas primeiras semanas de maio recebiam cerca de 400 mensagens diárias de potenciais voluntários, atualmente o interesse diminuiu drasticamente, cerca de 10 mensagens ao dia. Essa tendência é alarmante, especialmente considerando que a maioria dos municípios gaúchos foi afetada pelas enchentes, demandando esforços significativos para ajudar milhões de pessoas a reconstruir suas vidas.

Em Caxias do Sul, sete pontos de voluntariado demandam apoio constante:

  • Seminário Nossa Senhora Aparecida: Necessita, em média, de 25 voluntários por turno, funcionando todos os dias das 8h às 17h.
  •  Cruz Vermelha: Solicita, em média, o apoio de 20 voluntários por dia, operando das 9h às 20h.
  • Comboio Solidário – MartCenter Shopping: Requer cerca de 15 voluntários em dias específicos da semana.
  • Central Única das Favelas (CUFA):  Demanda o auxílio de 5 a 10 voluntários diariamente.
  • Igreja Poiema, Elcana Church e Be One Church: Operam em dias específicos da semana, variando a demanda.

Os interessados em se voluntariar devem contatar a Parceiros Voluntários Caxias do Sul, que direcionará conforme a demanda dos locais mencionados acima, através do WhatsApp (54) 99149.8678.

Além do trabalho voluntário, as necessidades de doação são atualizadas diariamente pela entidade através do Instagram @parceirosvoluntarioscaxias. Para esta terça-feira (28), no Seminário Aparecida, a prioridade são biscoitos, café, produtos de higiene bucal, itens de limpeza e materiais para armazenamento de doações.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp