Política

PT formaliza convite para que MDB integre equipe de transição

Partidos dos Trabalhadores também iniciou conversas com outros partidos de centro

PT formaliza convite para que MDB integre equipe de transição
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado/Creative Commons


A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (foto), formalizou nesta terça-feira (8) o convite para que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) componha o conselho político do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Após reunião com o presidente da sigla, deputado Baleia Rossi, na Câmara dos Deputados, Gleisi agradeceu o apoio da legenda à campanha de Lula, especialmente da senadora Simone Tebet pelo envolvimento no segundo turno. Além do MDB, desde o resultado das eleições, o PT também iniciou conversas com outros partidos de centro, como o Partido Social Democrático (PSD) e o União Brasil.

Equipe de transição

Com a estrutura que foi colocada à disposição do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, em fase final, Gleisi disse que esta semana começará o trabalho propriamente dito e que espera que o fluxo de informações entre o governo atual e o futuro seja tranquilo a bem do país. Outra informação dada por Hoffmann é que pelo menos 32 equipes vão trabalhar em grupos setoriais a partir desta semana.

Na noite desta terça-feira, Lula desembarca em Brasília e, amanhã (9), já tem agendada uma série de reuniões. Ele deve se encontrar com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (Progressistas) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente, além dos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber.

Com informações da Agência Brasil