Últimas notícias

Projeto de Logística reversa realiza o recolhimento de lâmpadas, em Garibaldi

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Garibaldi é parceira do Projeto Fisul Comunidade, “Queimou a lâmpada? Acenda a Consciência”, desenvolvido pelos alunos da Fisul, com o apoio de Agatti Material Elétrico e Iluminação.

O projeto tem por objetivo fortalecer o vínculo entre a instituição e a comunidade, bem como, conscientizar sobre o descarte, recolhimento e a destinação final adequada dos resíduos sólidos, como as lâmpadas.

Durante o período de 1º de maio a 6 de junho, os parceiros estarão recebendo, através dos pontos de coleta, lâmpadas fluorescentes de 1,20 e 60 metros.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, esse tipo de resíduo, que contêm em sua composição substâncias contaminantes deve ter a destinação final ambientalmente adequada. “Além de beneficiar o trabalho e pesquisa dos estudantes, o projeto visa levar à comunidade mais conhecimento sobre a logística reversa e a importância da destinação correta”, salienta.

Os pontos de coleta em Garibaldi serão na Cooperativa Cairú, Supermercado Furlanetto, Mercado Avenida e Centro Administrativo da Prefeitura. No dia 6 de junho, as lâmpadas serão recolhidas na Praça Loureiro da Silva em Garibaldi.

Além disso, outros municípios como Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Barão e Boa Vista do Sul também terão pontos de coleta. O projeto tem como mentor o professor Arrigo Fontana e será desenvolvido com alunos das disciplinas de Matemática, Estatística Aplicada e Introdução a Logística da Fisul.

“Durante e após o projeto vamos trabalhar questões como os processos usados na reciclagem desse material, a destinação, e o desenvolvimento sustentável”, informa o professor Arrigo Fontana.