Foi confirmada na última terça-feira (04), a greve dos profissionais técnicos e auxiliares da saúde de Caxias do Sul, a qual teve início por volta das 18h desta quinta (06). Os trabalhadores da categoria ficaram mobilizados em frente ao Hospital Pompéia e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. A decisão de adesão à greve foi realizada após uma assembleia, ocorrida na segunda-feira (03).
A paralização seria por tempo indeterminado, porém, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, através do Hospital Pompeia, expediu uma liminar impossibilitando a continuidade, como pode ser lido em parte do texto abaixo:
“Assim, defere-se em parte a liminar e determina-se que o Sindicato requerido garanta a manutenção de 100% (cem por cento) da força de trabalho de técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem para as UTIs e 70% (setenta por cento) da força de trabalho desses mesmos profissionais para os demais setores, a partir da intimação da presente decisão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, nos termos do art. 537 do CPC.”
O documento completo pode ser acessado CLICANDO AQUI.
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também emitiu uma nota afirmando que sempre respeitou e apoiou a categoria da enfermagem, mas que manifestam extrema preocupação com a greve.
Confira a nota CLICANDO AQUI
Já o Hospital Pompeia informou que o reconhecimento e merecimento da categoria é inconteste, no entanto, não se pode
desconsiderar a necessidade de garantia de custeio para tanto. Como pode ser lido CLICANDO AQUI.
Devido dos fatos, apenas 30% dos profissionais seguem paralisados, mostrando a indignação do setor que, por sua vez, tem se sentindo impotente diante da situação.