FÉ CATÓLICA

Procissão e missa neste domingo (29) abrem Jubileu 2025 em Caxias do Sul

Edição celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus, a partir das 18h, na Paróquia São Pelegrino

Procissão e missa neste domingo (29) abrem Jubileu 2025 em Caxias do Sul
Foto: Felipe Padilha / Divulgação

A abertura do Jubileu do “Ano Santo”, que celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus, será neste domingo (29), às 18h, na Paróquia São Pelegrino, em Caxias do Sul. As atividades são coordenadas pela Diocese do município. O bispo Dom José Gislon dará início ao rito e, logo depois, em peregrinação, os fiéis caminham até a Catedral de Santa Teresa D’ávila para a missa. Em razão da comemoração, não haverá atos litúrgicos nas outras igrejas da cidade.

Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu 2025 iniciou em Roma, na Itália, na véspera do Natal, terça-feira (24), com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. O que diferencia este Jubileu dos anteriores é a peregrinação. Antes da missa de abertura, em todas as dioceses deve ser feita uma breve peregrinação de uma igreja até a respectiva catedral.

“É uma oportunidade que Deus oferece a cada um de nós, seu povo e nós precisamos saber também acolher essa presença de Deus, esse convite de celebrarmos porque os Jubileus acontecem a cada 25 anos. Então é um momento único na vida da Igreja”, afirma Dom José Gislon.

A bula do Papa Francisco determina que no presbitério da Catedral permaneça, ao longo de todo o Jubileu uma cruz em destaque. Na Diocese de Caxias do Sul, o símbolo usado será uma cruz datada de 1892, trazida pelos padres palotinos que atendiam a Colônia Caxias e a Igreja Matriz de Santa Teresa.

Sete igrejas

Na Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon determinou sete igrejas como locais de peregrinação para os fiéis. Cada local estará identificado com um banner e uma vela do Jubileu. São elas:

  • Catedral Diocesana de Caxias do Sul
  • Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
  • Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
  • Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata
  • Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, de Dalto Filho, município de Imigrante, região pastoral de Garibaldi
  • Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Antônio Prado, região pastoral de Flores da Cunha
  • Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, município e região pastoral de São Francisco de Paula