Problema de falta de vagas na educação infantil deve se repetir em 2018

O problema da falta de vagas na educação infantil em Bento Gonçalves deve se repetir no início de 2018. Isso…

Publicado por
09:47 - 14/11/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

O problema da falta de vagas na educação infantil em Bento Gonçalves deve se repetir no início de 2018. Isso porquê a Secretaria de Educação, que abriu as inscrições para as escolas infantis da rede municipal nesta segunda-feira, dia 13, trabalha com uma carência de cerca de 510 vagas e informou que não deverá atender toda a demanda com a compra em escolas particulares.

Uma das unidades de educação infantil começou a ser construída em dezembro de 2014, a previsão de conclusão era para julho de 2015, mas até agora não ficou pronta (Foto: Airton Ferreira)

Depois de uma novela de cerca de 3 anos e com projeção para conclusão das obras em 2017, não será desta vez que as duas escolas de educação infantil que estão em construção no Loteamento Bertolini e no Loteamento Santa Fé em Bento Gonçalves, ficarão prontas. No dia 5 de julho deste ano, a secretaria de educação do município afirmou que 65% dos serviços estavam prontos, e que a conclusão total dos trabalhos se daria até o final de 2017.

Agora, cerca de três meses depois, o percentual de conclusão cresceu pouco e o início das atividades nas escolas foi adiado novamente. Segundo a secretária de educação, Iraci Luchese Vasques, cerca de 70% das obras já estão concluídas, mas ainda faltam o cercamento e alguns detalhes na parte interna das construções. De acordo com ela, a perspectiva de finalização é para fevereiro ou março do ano que vem.

“Essa semana nós vamos receber o contrato para a assinatura do entorno, que ainda está faltando, a licitação do mobiliário já ocorreu e nos falta o cercamento e detalhes como algumas aberturas internas. Elas estão 70% concluídas e estamos bastante otimistas que para fevereiro ou março possamos estar com as escolas funcionando”.

Atualmente a demanda de excedentes, segundo a secretaria, é de 510 vagas de 0 a 3 anos (creche). Em escolas particulares são 413 vagas compradas e a meta para esse ano seria de 500 vagas, mas também não será atingida.

“Hoje nós temos 510 excedentes de zero a 3 anos. São 413 vagas compradas. Nós tínhamos o desejo de chegar até quinhentas esse ano. Não vamos conseguir infelizmente, mas precisamos ainda da compra de vagas por que é uma realidade de todos os municípios”, lamenta a secretária Iraci.

Ela explica que questões relacionadas a parte financeira estão sendo estudadas para determinar uma nova compra de vagas: “Estamos nos organizando para fazer o chamamento público novamente, estamos nos organizando com a parte financeira para ver o número de vagas que podemos comprar, mas sim teremos novos chamamentos públicos por que infelizmente ainda não conseguimos atender toda a demanda”.

Atualmente a demanda de excedentes é de 510 vagas de 0 a 3 anos (creche) (Foto: Airton Ferreira)

Quando finalizadas, cada uma das escolas terá capacidade para atender 120 crianças, reduzindo a carência de vagas. Já no caso das crianças de 4 a 5 anos (pré-escola), todos os educandos estão sendo atendidos e todas as procuras do ensino fundamental também estão sendo supridas.

Quanto ao Ensino Fundamental e Médio da rede pública municipal de Bento, foi lançado na semana passada o Sistema de Inscrições para Matrículas Online. O período de inscrições é de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017 somente para novas matrículas. Já as rematrículas continuarão sendo feitas nas escolas. Para as escolas de educação infantil, as inscrições acontecem de 13 a 24 de novembro, nas instituições.

Os documentos necessários para a inscrição é certidão de nascimento, comprovante de residência em nome do responsável, atestado médico caso a criança seja portadora de alguma deficiência e comprovante de renda da família.

Os passos para efetuar as inscrições online são:

– Site da Prefeitura: www.bentogoncalves.rs.gov.br
– Link no canto direito da página da: INSCRIÇÕES PARA MATRÍCULA EMEF E EMEM 2018 – (somente estará disponível no site a partir da primeira hora do dia 27/11/17)
– Para realizar a inscrição é OBRIGATÓRIO CPF do aluno e preencher todos os campos solicitados.
– Ao abrir o link, o primeiro passo é a identificação do aluno e do responsável pelo mesmo.
– O aluno deve informar o endereço e automaticamente o site abrirá a escola de zoneamento. A opção de escola fica por escolha da família.
– Ao confirmar as informações será emitido relatório da inscrição com número de protocolo, data e horário.
– O link estará disponibilizado no site da Prefeitura Municipal até 28/02/18. As matrículas serão efetuadas, na escola, no período de 13/12/17 a 15/12/17. Os ajustes de vagas e matrículas serão realizados em fevereiro de 2018, pela SMED.

Clique na imagem para ampliar

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp