Pró Saúde realiza ação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis em Farroupilha

Ação ocorre na Praça da Matriz

Publicado por
09:58 - 21/10/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Combate à Sífilis

Nesta sexta-feira, 21 de outubro, as equipes da secretaria de Saúde e Associação Farroupilhense Pró Saúde promovem ação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis.

As atividades serão realizadas na Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, das 08h30min às 11h30min e das 13h às 16h.

Durante a programação será feita orientação à comunidade quanto à importância da prevenção da doença, realização de testes rápidos, distribuição de materiais informativos, entre outros.

A ação é gratuita e aberta para toda a comunidade. Paralelamente, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também terão atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate à Sífilis.

O que é sífilis?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

Em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp