Primeiro navio humanitário com cereais zarpa da Ucrânia em direção a África

Um total de 23 mil toneladas de trigo estão a bordo da embarcação fretada pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas

Publicado por
08:09 - 17/08/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Primeiro navio humanitário com cereais zarpa da Ucrânia em direção a África

(Foto: REUTERS/Igor Tkachenko/File foto)

O primeiro navio humanitário fretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) zarpou em direção a África nesta terça-feira, 16, do porto ucraniano de Pivdenny com “um total de 23 mil toneladas de trigo estão a bordo do navio fretado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas”, anunciou o ministério da Infraestrutura do país em guerra.

“O carregamento seguiu para o porto de Djibouti, onde os suprimentos serão entregues para chegar aos consumidores na Etiópia”, afirmou o ministério no Telegram. Este é o primeiro carregamento de ajuda alimentar que sai da Ucrânia após a assinatura em julho dos acordos entre Kiev e Moscou, com a mediação da Turquia e o apoio da ONU, para exportar os cereais ucranianos bloqueados devido à guerra.

Ucrânia e Rússia estão entre os maiores exportadores mundiais de cereais, que registraram uma disparada dos preços desde o início da guerra. O primeiro navio comercial zarpou em 1º de agosto. Desde a entrada em vigor do acordo, 15 embarcações saíram da Ucrânia, segundo as autoridades do país, mas este é o primeiro navio humanitário da ONU.

Segundo o Programa Mundial de Alimentos, um número recorde de 345 milhões de pessoas em 82 países enfrentam insegurança alimentar aguda, enquanto 50 milhões de pessoas em 45 países correm o risco de morrer de fome sem ajuda humanitária.

Fonte: Jovem Pan

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp