A estratégia de lançamento internacional da Wine South America, a primeira feira internacional de vinhos do Brasil, que será realizada entre os dias 26 e 29 de setembro deste ano em Bento Gonçalves, teve seu primeiro triunfo ao ser apresentada oficialmente nesta terça-feira, dia 17, na 52ª edição da Vinitaly, a maior feira de vinhos do mundo, realizada em Verona, na Itália.
Durante a apresentação, que ofereceu uma degustação de espumantes produzidos na Serra Gaúcha, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, entregou ao governador da região do Vêneto, Luca Zaia o convite para visitar o município e participar da feira em setembro. “Estamos muito felizes em poder divulgar a Wine South America, neste evento tão importante para o setor. Estamos representando nossa região, nosso Estado e país, e continuamos nessa missão técnica mostrando os produtos, e as oportunidades que a Serra Gaúcha oferece. Que venha essa feira para movimentar esse setor, que tanto nos orgulha, que é o vinho Brasileiro”, afirma.
Entre os nomes da Serra que viajaram para a Itália estão, além de Pasin, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, da Vinícola Garibaldi, e o conselheiros do Ibravin, Alceu Dalle Molle, da Nova Aliança. Também há prefeitos na comitiva, como Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves, Antonio Cettolin, de Garibaldi, Adenir Dallé, de Monte Belo do Sul, e secretários municipais de Farroupilha. Representantes de entidades, como Elton Gialdi, do Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves, e outros profissionais, como enólogos, também viajaram com integrantes da equipe Milanez & Milaneze, empresa que vai promover o evento no Brasil.
“O objetivo é propor o melhor da produção sul-americana”, explica o diretor-geral da Veronafiere, Giovanni Mantovani, que lembra que a intenção da feira bento-gonçalvense é atrair os produtores brasileiros, junto com argentinos, chilenos e paraguaios. A nova exposição, que será organizada em colaboração com a Milanez & Milaneze, pretende reunir na primeira edição 250 expositores, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento, e mais de 10 mil visitantes, incluindo importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores.
A programação da Vinitaly conta com mais de quatro mil expositores que exibem o melhor da cadeia produtiva vinícola até a quarta-feira, dia 18.