Primeira delegacia de proteção animal do Brasil é criada em Brasília

A primeira delegacia de proteção animal no Brasil foi inaugurada em Brasília esta semana.

Publicado por
23:32 - 24/08/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Proteção animal

Bichinhos mais seguros! A primeira delegacia de proteção animal do Brasil foi inaugurada esta semana em Brasília, no Distrito Federal. Foi uma parceria do governo local e a Polícia Militar.

O órgão nasce para garantir os direitos dos animais, combater os crimes contra eles e investigar detalhadamente ocorrências de maus-tratos, crueldade, negligência e abandono de animais.

“A criação da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais é resultado de uma grande demanda da sociedade que acompanha com preocupação as ocorrências de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outros bichos”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Robson Cândido.

O time da delegacia

A nova delegacia fica no Complexo da Polícia Civil, próximo ao Parque da Cidade e do Sudoeste, no Plano Piloto.

Ela tem uma equipe policial completa para lidar com situações específicas: udelegado, um escrivão e quatro agentes.

O quadro, em breve, deve aumentar para 11 servidores.

O delegado-geral Robson Cândido  explicou que a nova delegacia vem diretamente de um anseio da população.

Em Sergipe, Aracaju, existe a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente, que tem finalidades semelhantes, mas não cumpre o papel de ser exclusivamente focada em crimes contra bichinhos.

Diga não ao abandono

Proteção animal (Foto: depositphotos)

Protetores de animais agradecem

Quem agradece também são as entidades protetoras dos bichos, que reclamavam da falta de punição aos agressores, e agora veem com bons olhos a primeira Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Animais do Brasil.

Para Regina Corvello, da organização não governamental SOS Pets Brasil, uma delegacia especializada, que compreende o contexto dos maus tratos, será excelente.

“É um grande incentivo para coibir os crimes contra os animais”, comemorou a mulher.

Elaine Monteiro Mariz Campos, também protetora de animais independente e artista plástica, concorda com Regina.

“A autoridade policial já impõe respeito e vai poder dar proteção ao protetor [de animais], em um momento de perigo, quando fazemos resgates na casa de tutores irresponsáveis, e muitas vezes, violentos”, disse a artista.

Como denunciar?

Agora, com a delegacia em pleno funcionamento, já é possível denunciar e ajudar no combate a crimes contra animais no DF.

Se você presenciou alguma cena de maus-tratos, entre em contato com a Polícia Civil, pelo site, no Denúncia Online, por telefone, no número 197, ou envie mensagens de texto e fotos para WhatsApp (61) 98626-1197.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp