Comportamento

Presidente da Unimed Serra Gaúcha detalha projeto de hospital em Farroupilha

Novidade confirmada por André Leite prevê construção de espaço com 60 leitos no prazo de dois anos

UNIMED
Foto: Unimed/Divulgação

O município de Farroupilha vai ganhar mais um hospital. Após assembleia da diretoria e aprovação do conselho por unanimidade, a Unimed Serra Gaúcha implantará na cidade o Hospital Unimed Farroupilha. A casa de saúde estará localizada junto ao complexo do Pronto Atendimento (PA) em Caravaggio.

O investimento será de aproximadamente R$ 10 milhões na parte das internações, para implementação de 60 leitos com infraestrutura que atende casos de baixa e média complexidade, além de melhorias no Laboratório e Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). No primeiro momento, não estará disponível a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A reportagem do Portal Leouve conversou com o presidente da Unimed Serra Gaúcha, André Leite. Ele ressaltou que a construção da unidade deve iniciar em breve e levará cerca de dois anos para ser concluída:

“Agora, como foi aprovado todos os projetos, dentro dos estudos de viabilidade econômica e financeira, eles estão sendo enviados para as autoridades para que seja aprovado junto à Vigilância Sanitária e à prefeitura, para que a gente possa junto à Secretaria de Obras já dar início nos trabalhos o mais rápido possível”, explicou.

O presidente classificou a construção da unidade hospitalar como uma ‘dívida antiga’ com a população farroupilhense e que dessa forma atendimentos de excelência poderão ser entregues à comunidade:

“Primeiro que era uma dívida antiga que a Unimed tinha com a comunidade de Farroupilha e também com seus médicos cooperados em Farroupilha e região, para que assim a gente possa levar o padrão Unimed de assistência, uma assistência de excelência com infraestrutura de primeira e que a gente possa então melhorar cada vez mais a experiência do cliente enquanto estão sendo atendidos pela Unimed”, afirmou.

Outra novidade é que o espaço denominado Casa Semente será abrigado no complexo. Esse serviço consiste em uma estrutura para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nova marca para fortalecer vínculos

Outra novidade é a nova marca da cooperativa médica. A Unimed Nordeste-RS passa a se chamar Unimed Serra Gaúcha. A decisão de adotar o novo nome está alinhada à estratégia de fortalecer o vínculo com os 17 municípios que compõem a área de abrangência da empresa, como explica o presidente da Unimed Serra Gaúcha, André Leite. O lançamento oficial está marcado para a noite desta quinta-feira (12) em eventos para convidados em Flores da Cunha.

André diz que mudança fortalece os laços regionais, traçando um novo capítulo na história de 52 anos da cooperativa médica.

“A troca de marca passa, principalmente, pela identificação das pessoas com a região. O nome não traz somente a clareza da nossa abrangência, mas carrega todo o significado que a Serra Gaúcha tem. Quando digo isso, me refiro à força que o povo serrano tem para criar, inovar, acolher e superar desafios. Tenho certeza de que essa aproximação renderá cada vez mais benefícios para a nossa comunidade”, salienta.

Com uma trajetória de 52 anos e líder de mercado em planos de saúde da região, a Unimed Serra Gaúcha se consolidou entre as maiores empresas em faturamento de Caxias do Sul, cidade que abriga sua sede. Com uma receita anual superior a R$ 1,8 bilhão, com crescimento de 14,2% em 2023 e de 13% até agosto deste ano, a companhia contribui para a economia regional, com 1,3 mil médicos cooperados, mais de 2,8 mil funcionários e gerando milhares de empregos indiretos.