Comportamento

Prefeitura retira cão comunitário de rua e gera revolta de moradores em Bento Gonçalves

Outro cão comunitário que vive nas proximidades, também será recolhido pela vigilância ambiental

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

Uma ação realizada pela prefeitura de Bento Gonçalves gerou a revolta da comunidade bento-gonçalvense e também de protetores da causa animal.

A cadela Lilica que vivia às margens da Praça das Rosas, próxima à Igreja Cristo Rei, no Bairro Botafogo, e era cuidada pelos moradores e comerciantes das proximidades, foi recolhida do local pela Vigilância Ambiental do Município, que não informou o paradeiro do animal.

Em nota oficial, a prefeitura afirma que encaminhou o animal para um canil, que não teve o endereço divulgado. Visto que Bento Gonçalves não possui nenhum canil público a disposição. A falta de clareza por parte do poder público municipal gera incertezas quanto ao local para onde o animal foi levado.

Nossa reportagem buscou contato com a ONG “Patas Focinhos” e com a Associação Protetora de Animais de Bento Gonçalves, entretanto, nenhuma atendeu às solicitações até o fechamento desta matéria.

Conforme informações, outro cão comunitário, que vive nas proximidades, e é chamado de “Negão”, também será recolhido pela vigilância ambiental.

O que alega a prefeitura?

A prefeitura publicou em seu site oficial uma nota a respeito do assunto:

Sobre o caso da cadela Lilica da Praça das Rosas, a Vigilância Ambiental esclarece que realizou o recolhimento do animal para garantir a sua segurança e proteção, bem como as dos munícipes:

1) A Vigilância Ambiental realizou o seu encaminhamento para um canil, que a acolheu de forma voluntária;

2) A cadela Lilica encontra-se bem e recebe todos os cuidados necessários;

3) O setor acompanha o caso e já recebeu diversos contatos de organizações não-governamentais que se mobilizaram para realizar campanhas para sua adoção. A Vigilância Ambiental apoia essas iniciativas, de forma a encontrar um lar para o animal, e está a disposição para esclarecimentos.

Proximidades: