Caxias do Sul

Prefeitura estuda utilizar explosivos em paredão para liberar passagem em estrada que liga Caxias do Sul a Gramado

Estrada Municipal Luiz Daneluz, em Vila Oliva, foi afetada por deslizamentos de encostas que danificaram significativamente a via. Maquinários trabalharam no trecho, próximo à Ponte do Raposo, nesta segunda (22)

Prefeitura estuda utilizar explosivos em paredão para recuperar passagem em estrada que liga Caxias do Sul a Gramado
Foto: Ederson de Oliveira/divulgação


A Estrada Municipal Luiz Daneluz, no interior de Caxias do Sul, segue interditada para a passagem de veículos na altura da Ponte do Raposo em decorrência de deslizamentos de encostas que danificaram significativamente a via. Nesta segunda-feira (22), maquinários da prefeitura trabalharam na remoção de material. A estrada, situada no distrito de Vila Oliva, liga Caxias a Gramado, na Região das Hortênsias.

Segundo a prefeitura, os trabalhos ainda estão em fase preliminar, o que indica que há bastante a ser feito para restaurar as condições de trafegabilidade. Uma intervenção em análise é o uso de explosivos para abrir nova fenda em um paredão de rocha, com o intuito de recuperar parte da estrada.

Em outro ponto, a estrada foi engolida pelas águas do Rio Caí, exigindo a reconstrução quase total do segmento. A Ponte do Raposo, entretanto, está em condições de uso, conforme a prefeitura.

Avanço na divisa com Nova Petrópolis

Com o cancelamento da obra de instalação da ponte metálica provisória por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Estrada Municipal Arcido Giacomo Dall Agnol está recebendo mais atenção na divisa entre Caxias e Nova Petrópolis para preservar a integridade e o funcionamento da via. Os trabalhos são realizados pela Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí.

A estrada serve como rota alternativa para veículos leves entre os municípios.