Prefeitura de Roca Sales inicia planejamento para realocação do centro da cidade

Proposta visa transferir tanto casas e comércios como prédios públicos para uma área de 70 hectares nos arredores da estação ferroviária

Publicado por
11:42 - 08/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeitura de Roca Sales inicia planejamento para realocação do centro da cidade

Foto: Grupo RSCOM/ divulgação

Diante das enchentes que atingiram diversos municípios no Rio Grande do Sul durante o mês de maio, entre eles o de Roca Sales, a proposta da Prefeitura é transferir de lugar parte do centro da cidade. A medida busca minimizar efeitos de futuras cheias diante das mudanças climáticas.

A proposta é remover tanto casas e comércios como prédios públicos, deixando uma área verde no local. A medida é um estudo em fase inicial, e uma das propostas é realocar esses imóveis para os arredores da estação ferroviária, com uma área de 70 hectares que poderia comportar o novo centro.

O município foi castigado por quatro enchentes desde setembro de 2023. Nas partes altas e no interior, onde o rio não alcançou, deslizamentos de terra provocaram mortes e ainda deixam desaparecidos. Também é pensada a questão de estrutura de logística, estrutura de iluminação, sistema de esgoto e questões de licenças ambientais.

O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana relata que em reunião nos próximos dias deve apresentar o projeto de realocação em uma área de 70 hectares, próximo à rota que segue em direção a Coronel Pilar e Garibaldi. Confira abaixo vídeo da Rádio Independente, de Lajeado, com a fala do chefe do Executivo

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp