Prefeitura de Garibaldi notifica Corsan após alagamentos registrados neste fim de semana

Município cobra posicionamento e plano de emergência após alagamentos causados pelo transbordamento da barragem Santa Mônica

Publicado por
08:15 - 18/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Lilian Donadelli/ Arquivo - Grupo RSCOM)

A Prefeitura de Garibaldi notificou a Companhia Riograndese de Saneamento (Corsan) na manhã desta segunda-feira (17). A Administração Municipal solicita um posicionamento da companhia, após o transbordamento da barragem Santa Mônica neste último domingo (16). O incidente ocasionou o alagamento de algumas vias da área urbana do município, como na Rua Vicente Faraon com a Rua João Missiaggia, na Rua João Santa Rosa com a Rua Ceará, e em trecho da Avenida Rio Branco.

Conforme nota publicada pela prefeitura, a notificação visa transparecer a situação junto à companhia, que não comunicou a Administração Municipal sobre os riscos de transbordamento. “A Prefeitura, através do secretariado, embasada em alertas da Defesa Civil, já havia solicitado o escoamento da água para redução no nível da barragem, antes das chuvas previstas para os últimos dias”.

A Corsan tem o prazo máximo, e improrrogável, de dez dias para esclarecer o ocorrido e apresentar um Plano de Emergência da Barragem Santa Mônica. “O município cobra da concessionária uma comunicação prévia, para que medidas sejam adotadas antes de possíveis riscos à população”.

Limpeza em galeria e asfalto na Rua Vicente Faraon 

Na manhã desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Garibaldi, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou os trabalhos de limpeza da galeria e asfalto na Rua Vicente Faraon. O trecho da via, que faz ligação com a Rua João Missiaggia, é um dos pontos que  ficou alagado neste domingo (16), por conta do grande volume de água que desceu da barragem Santa Mônica.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Garibaldi

A secretaria disponibilizou uma escavadeira hidráulica para retirar detritos e outros materiais arrastados pela água, que poderiam comprometer a vazão da galeria. Outra máquina, com apoio de caminhão e da equipe, realizou a retirada do acúmulo de terra do asfalto.

De acordo com a Defesa Civil de Garibaldi, mais de 150 milímetros de chuva caíram sobre a cidade em 24h, entre a noite de sábado (15) e de domingo. Em alguns momentos, o órgão detectou uma precipitação de cerca de 3 mm por minuto.

 

 

LEIA MAIS
Garibaldi registra mais de 150 milímetros de chuva neste final de semana

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp