
Garibaldi, Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha - Após reportagem sobre os riscos na Rua Buarque de Macedo, a Prefeitura de Garibaldi se manifestou. A administração municipal anunciou que busca uma solução definitiva para os problemas no calçamento do bairro Garibaldina. Consequentemente, a Secretaria de Serviços Urbanos estuda a instalação de um novo sistema de drenagem lateral no local.
A nota oficial reconhece a recorrência de incidentes na via. Além disso, atribui a má conservação à falta de drenagem adequada. Anteriormente, o local já recebeu reparos. No entanto, as soluções não foram duradouras devido ao problema estrutural.
Agora, o foco é em uma intervenção permanente. O objetivo é corrigir o escoamento de água da chuva. Dessa forma, a administração espera estabilizar o pavimento e eliminar buracos. A medida visa garantir mais segurança para condutores, especialmente motociclistas.
A manifestação atende às reclamações dos moradores. Eles haviam alertado para acidentes e o constante risco na movimentada via. Por fim, a Secretaria reforçou que a segurança viária é prioridade. A comunidade aguarda, portanto, o cronograma das obras.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, acompanha com atenção os registros e relatos de acidentes ocorridos na Rua Buarque de Macedo, acesso ao bairro Garibaldina, e informa que está reavaliando a solução adotada até o momento para o trecho.
Diante da recorrência dos incidentes, a Secretaria estuda alternativas técnicas mais eficazes, entre elas a execução de um sistema de drenagem lateral para correção do escoamento da água, como medida definitiva para garantir melhores condições de tráfego e mais segurança a motoristas e motociclistas.
Ressalta-se que o trecho já passou por intervenções de manutenção e repavimentação em diferentes momentos. No entanto, em razão das características do solo e da ausência de um sistema adequado de drenagem lateral, o material não se estabiliza de forma definitiva, o que ocasiona o reaparecimento dos desníveis na via.
A Secretaria de Serviços Urbanos reforça que a segurança viária é prioridade e que as definições técnicas estão sendo conduzidas com responsabilidade, buscando uma solução duradoura para o problema.“