A prefeitura de Farroupilha emitiu uma nota, no começo da noite da noite da quinta-feira (18), dando a sua versão sobre o caso registrado durante a manhã, quando a uma moradora da cidade levou dois cães até o pátio do prédio da administração e os amarrou nos mastros das bandeiras.
Conforme a nota todas as evidências, entre elas vídeos e fotos que foram divulgados em redes sociais, estão sendo encaminhadas para os órgão competentes para a condução jurídica do caso.
Aline Amaral, que é conhecida por ser envolvida na causa da proteção animal, relatou que em julho deste ano os dois animais, um macho e uma fêmea, apareceram em frente ao seu estabelecimento comercial. Ela alega que procurou o Departamento de Proteção Animal, e que não obteve ajuda para que os animais fossem recolhidos e encaminhados para adoção.
Com a negativa do órgão, ela levou os animais a casa de seu pai, devido ao porte deles, já que não haveria espaço em sua residência.
Na tarde da quarta-feira (17), ainda conforme o relato dela, a diretora do Departamento de Proteção Animal, esteve na casa do pai dela dizendo que os animais estavam em más condições, sem abrigo adequado e em meio a entulhos.
Aline diz que a casa de seu pai passou por uma reforma a pouco tempo e que há sim alguns entulhos, mas que essa situação seria provisória, assim como a estadia dos animais.
Na manhã de hoje, revoltada com a situação, ela levou os dois cães até a prefeitura para que o departamento tomasse as devidas providências. Os animais acabaram saindo do prédio e indo para a rua, de onde foram recuperados por Aline, que os amarrou nos mastros até que fossem recolhidos, o que ocorreu logo após por funcionários da prefeitura.
A administração também explicou que o Poder Público está emprenhado em zelar pelo cuidado e bem-estar dos animais, dando o suporte necessário através do Departamento de Proteção Animal.
Ainda, que preza pelo bom relacionamento entre a população e o atendimento, o que, conforme a nota, não ocorreu por parte da moradora. A nota ainda salienta que ela estava acompanhada de um vereador quando esteve no local.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
Diante do ato ocorrido na manhã desta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, nas partes interna e externa do Centro Administrativo Avelino Maggioni – e amplamente divulgado nas redes sociais – a Prefeitura Municipal de Farroupilha vem a público esclarecer que todas as evidências acerca da situação estão sendo encaminhadas aos órgãos competentes para condução legal e jurídica do caso.
O poder público municipal reitera a sua responsabilidade e empenho em zelar pelo cuidado e bem-estar animal, dando o suporte necessário através do Departamento de Proteção Animal. Além disso, preza pelo respeito pleno nos relacionamentos e atendimentos aos cidadãos, bem como pelo cumprimento à legalidade, o que não ocorreu por parte da cidadã interessada, que estava acompanhada de um vereador do município.
18 de novembro de 2021