Prefeitura de Caxias do Sul abre licitação para construção do novo Centro de Proteção Animal

Centro terá capacidade abrigar 504 pets; empresa vencedora terá até 12 meses para concluir a obra, que será financiada em parte pelo Badesul

Publicado por
13:30 - 24/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeitura de Caxias do Sul abre licitação para construção do novo Centro de Proteção Animal. (Imagem: DCA Engenharia)

Prefeitura de Caxias do Sul abre licitação para construção do novo Centro de Proteção Animal. (Imagem: DCA Engenharia)

A Prefeitura de Caxias do Sul está recebendo propostas das empresas interessadas em construir o novo Centro Municipal de Proteção Animal. O processo licitatório foi aberto nesta quarta-feira (24) e vai até o dia 10 de maio. Os detalhes do processo podem ser conferidos no site www.caxias.rs.gov.br, na seção Licitações e Calendário de Compras.

A empresa vencedora terá até 12 meses para concluir a obra, que será financiada em parte pelo Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento-RS, além de um aporte adicional da municipalidade, totalizando R$ 9.047.091,44. O Centro será construído em uma área de 5,3 hectares, na Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, distante 13km do Centro da cidade, com acesso pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros, na Zona Oeste do município.

O projeto do Centro Municipal de Proteção Animal foi elaborado pela DCA Engenharia e complementado pela equipe de Projetos da SEMMA. O prédio será composto por um ambulatório e alas montadas no sistema de pré-moldados de concreto, possibilitando a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia, tornando a construção mais sustentável e eficiente.

Imagem: DCA Engenharia

Imagem: DCA Engenharia

O Centro terá capacidade para abrigar 504 pets, sendo 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte. Contará com canis coletivos e individuais, espaço para cachorros idosos, bravios, cachorras grávidas e filhotes, além de gatis. O prefeito Adiló Didomenico destacou que o projeto foi escolhido pela inovação e pelas melhores condições, incluindo a facilidade para tratamento dos efluentes, e agradeceu à equipe da SEMMA por encaminhar o projeto.

O diretor do Departamento de Proteção Animal (DPA) da SEMMA, médico veterinário Paulo Vinícius Bastiani, enfatizou que o Centro será um avanço para dar maior qualidade de vida aos animais abrigados, não sendo apenas um depósito, mas um espaço com rotatividade devido às campanhas de adoção periódicas. A vice-prefeita Paula Ioris ressaltou que o projeto, aliado às ações de castração, visa ampliar a compreensão da sociedade sobre a responsabilidade de ter um pet.

O novo Centro de Proteção Animal é resultado de um projeto que teve início em abril de 2023, quando o prefeito assinou a ordem de início do projeto executivo. Em junho do mesmo ano, o projeto foi detalhado à comunidade e à imprensa. Em novembro, foi assinada a lei que autorizava a contratação do empréstimo junto ao Badesul para a construção, com financiamento de até R$ 8 milhões, com 24 meses de carência e prazo para pagamento de 120 meses (10 anos).

O atual Canil Municipal, em São Virgílio, tem cerca de 440 pets, sendo que no passado chegou a abrigar mais de 2 mil animais. Parte do terreno foi utilizada na negociação para aquisição do novo espaço.

Foto: Maria Antonia Pires / Prefeitura de Caxias do Sul

Foto: Maria Antonia Pires / Prefeitura de Caxias do Sul

Estiveram presentes no ato de abertura do processo o prefeito Adiló foi acompanhado pela vice-prefeita Paula Ioris, pelos secretários de Governo Flavio Cassina, da Receita Roneide Dornelles, de Gestão e Finanças Milton Balbinot, pelo ex-secretário do Meio Ambiente João Uez, pelo diretor de Planejamento e Gestão da SEMMA Henrique Koch, além de servidores da pasta.

prefeitura

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp