Durante a manhã desta quinta-feira (15), a prefeitura de Bento Gonçalves encaminhou um ofício para Câmara de Vereadores solicitando a retirada dos projetos de alteração do Plano Diretor e arquivamento do projeto. A decisão surge após o posicionamento negativo da comunidade ser confirmado durante a Audiência Pública ocorrida no Vale dos Vinhedos na última semana.
Conforme as informações, a decisão também parte da Câmara de Vereadores. Os poderes executivo e legislativo buscam agora “equalizar as demandas e as necessidades do município” através de uma forma que seja amplamente discutida entre toda a comunidade.
Ainda segundo a nota repassada pela assessoria do poder público municipal, um Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos será desenvolvido e contará com a participação dos municípios que integram a região.
No comunicado consta ainda que “a Prefeitura reforça o seu compromisso com a busca do consenso em torno das questões relacionadas à legislação — contribuindo com o desenvolvimento e o futuro da nossa cidade.”
Audiência pública e o projeto de mudança no Plano Diretor de Bento Gonçalves
Na quinta-feira (08) a primeira e, agora, única, audiência pública para debater mudanças no Plano Diretor de Bento Gonçalves foi realizada. No 8 da Graciema, localizado no Vale dos Vinhedos, os vereadores puderam confirmar que dos presentes, a maioria se posiciona de forma contrária aos projetos.
A audiência teve início pouco antes das 19 horas e reuniu, além dos vereadores, moradores de diversos distritos de Bento Gonçalves, empresários, integrantes dos conselhos e pessoas de outras esferas sociedade.
Cerca de 20 pessoas manifestaram-se durante a audiência pública. Destes, a vasta maioria foi contra as alterações do Plano Diretor. Em suma, o pedido dos presentes foi para que o PLC fosse retirado pelo executivo. Ação que, nesta quinta-feira (15), foi tomada pela Prefeitura de Bento Gonçalves.