O secretário da Saúde de Bento Gonçalves, Gilberto Junior, foi afastado da pasta após denúncia de vereadores, realizada através de um vídeo nas redes sociais, dando conta de que frascos utilizados para coleta de sangue estavam sendo lavados e reutilizados no Laboratório Municipal.
Em suas redes sociais, o vereador Rafael Pasqualotto (PL) postou um vídeo nesta segunda (25), relatando uma visita técnica que ele, juntamente com o vereador Rafael Fantin, o Dentinho (PSD), realizaram à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 horas) e, posteriormente, ao Laboratório Municipal, na companhia de Gilberto Junior,. Enquanto os vereadores e o secretário conversavam, o cinegrafista que acompanhava Pasqualotto e Dentinho captou imagens que mostram frascos de vidro, copos de acrílico e lâminas com exames de sangue e fezes que seriam lavados para serem reutilizados em outros exames.
“Nos vídeos nota-se claramente, pelas pontas e adesivos, que os frascos nas gavetas já foram utilizados e o pior, com validade vencida. Para piorar, este mesmo material é colocado em uma espécie de estufa velha, suja e enferrujada para secar o material já lavado”, aponta Pasqualotto.
O vereador diz ainda que exames podem estar sendo alterados pela reutilização do material. “Você pode achar que está doente e está são, ou achar que está são e estar doente”, alerta. O caso deverá ser encaminhado pelos vereadores para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e ao Ministério Público.
Secretário afirma que tubo que aparece na gravação não é utilizado em coletas
Nesta terça-feira, Gilberto Junior se manifestou através das redes sociais dizendo que o tubo mostrado pelos vereadores não é o utilizado na coleta de sangue. “O da coleta de sangue é descartável e eles mostraram um tubo de VSG, utilizado para um exame específico que não tem contato com o paciente. Os frascos mostrados no vídeo estavam para descarte”, disse.
“Só para esclarecer a você, cidadão, que faz uso do nosso serviço, fique tranquilo. Nós temos a total celeridade dos processos. Temos protocolos que são vinculados ao Ministério da Saúde e temos nossa certificação de boas práticas no Laboratório Municipal. O que nos deixa mais tristes é que não vemos o porquê e a necessidade do tipo de informação repassada”, complementa.
Administração municipal anuncia apuração de responsabilidades
Em resposta, a Prefeitura de Bento Gonçalves emitiu nota nesta terça (26) informando o afastamento do secretário e a abertura de sindicância para apuração dos fatos e eventuais responsabilidades. Também no comunicado a administração frisa que Gilberto Júnior ficará à disposição para os esclarecimentos necessários. Confira a íntegra a seguir:
“Todos assuntos relacionados à área da saúde são e serão tratados com máximo rigor e prioridade. Sendo assim, em relação à denúncia relativa ao uso de materiais do Laboratório Municipal de Bento Gonçalves, a Prefeitura esclarece que:
Será aberta sindicância para apurar os fatos e eventuais responsabilidades.
Para máxima transparência na apuração, o Secretário de Saúde está se afastando do cargo e ficará à disposição para os esclarecimentos necessários.
Todas medidas adotadas têm como base princípios fundamentais como a transparência, o zelo por uma saúde pública de qualidade e o cuidado com o Laboratório Municipal, um órgão de suma importância que recebeu conceito máximo na avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade”