Prefeitura confirma surto de Covid-19 no Presídio Regional de Caxias do Sul

Justiça havia proibido movimentações no local na semana passada

Publicado por
11:54 - 14/12/2020

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), confirmou o surto da Covid-19 no Presídio Regional de Caxias do Sul (PICS). Na última quinta-feira (10), 11 presos com sintomas gripais tiveram amostra coletada para diagnóstico da doença por meio do teste RT-PCR. Em 10 deles foi possível detectar o vírus.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do presídio coletou amostras de mais cinco presos que apresentaram sintomas na última sexta-feira (11). Todos estão sendo monitorados e passando por avaliação médica. Até o momento, os sintomas apresentados são leves e nenhum necessitou de internação hospitalar.

A SMS realiza a desinfecção do local semanalmente, nas terças. O surto teve início após três agentes penitenciários terem resultado positivo para a Covid-19.

Decisão Judicial

O despacho, assinado pela Juíza de direito Milene Fróes Rodrigues Dal Bó  indicava três casos de Covid-19 confirmados entre agentes penitenciários da Susepe e diversos detentos com sintomas gripais que realizaram testes RT-PCR. Os resultados foram confirmados.

A motivação da decisão judicial foi uma conversa com apenados que estão reclusos na Galeria B da casa prisional. Os indivíduos relataram o fato de vários colegas de cela estarem com sintomas claros de gripe ou até mesmo de infecção por coronavírus.

Como medida cautelar, para evitar a interdição do local, a Juíza solicitou a suspensão de visitas e audiências, contato com advogados (exceto em que haja necessidade de assinaturas para mandato), e sobrestamento do cumprimento das decisões que definiram transferências para a antiga Pics.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp