NOVIDADES

Prefeito Luciano Pinto anuncia segundo porto e ferrovia em Arroio do Sal

Malha ferroviaria ligará Arroio do Sal à divisa do Mato Grosso, passando por Santa Maria (RS), Chapecó (SC) e Cascavel (PR)

Divulgação
Divulgação

Arroio do Sal vai receber um novo impulso no desenvolvimento econômico. O prefeito Luciano Pinto anunciou a instalação do Porto Litoral Norte S/A, o segundo empreendimento portuário do município, integrado a uma ferrovia de grande extensão. O projeto, orçado em quase R$ 30 bilhões, prevê um porto offshore com estrutura a 2,8 quilômetros da costa e profundidade de 34 metros, capaz de receber navios de grande porte, como Post-Panamax, Capesize e Chinamax. A efetivação foi antecipada pelo Portal Leouve em 3 de setembro.

O empreendimento ocupará 1,3 milhão de metros quadrados no Balneário Arroio Seco, no norte da cidade. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) já liberou o início dos estudos ambientais, conduzidos pela empresa Doha, responsável pela obra. A promessa é de utilizar inovações tecnológicas para reduzir os impactos ambientais.

Segundo Luciano Pinto, o avanço só foi possível após articulações iniciadas há dois anos, quando buscou investidores internacionais interessados em logística no Brasil.

“Acredito que valeu a pena manter o sigilo e insistir nesse projeto. O porto vai gerar milhares de empregos para jovens e famílias, e vamos oferecer cursos técnicos para capacitar a nossa gente”, afirmou o prefeito.

Além do porto, a Doha apresentou o projeto da ferrovia, também orçada em R$ 30 bilhões. A concessão será de 99 anos, com possibilidade de renovação. A malha ligará Arroio do Sal à divisa do Mato Grosso, passando por Santa Maria (RS), Chapecó (SC) e Cascavel (PR).

O prefeito destacou que os empreendimentos vão transformar Arroio do Sal em um polo estratégico.

“Essas obras vão aumentar a competitividade do Rio Grande do Sul e do país. Também vão permitir investimentos em saúde, educação, turismo, área social e infraestrutura”, disse.

A administração municipal já prepara melhorias para recepcionar os portos. Entre as medidas estão a antecipação de obras de saneamento pela Corsan, a revisão do Plano Diretor, a instalação de cercamento eletrônico em todos os acessos da cidade e o reforço na segurança pública.

“Queremos uma base da Polícia Federal, ampliar o efetivo da Brigada Militar e garantir plantão 24 horas na Polícia Civil. Arroio do Sal estará pronto para este novo momento”, concluiu Luciano Pinto.