Estado

Polícia confirma morte de 175 animais deixados em lojas de Porto Alegre durante a enchente

Inquéritos sobre o caso devem ser enviados ao Poder Judiciário nesta quarta-feira (12)

Foto: Evandro Leal/Estadão Conteúdo
Foto: Evandro Leal/Estadão Conteúdo

Pelo menos 175 animais morreram em duas lojas da empresa Cobasi atingidas pelas enchentes em Porto Alegre. A informação foi confirmada pela titular da Delegacia do Meio Ambiente do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegada Samieh Saleh, nesta terça-feira (11).

Segundo Samieh, as equipes não encontraram com vida nenhum dos animais que faziam parte do estoque da loja, que fica no Shopping Praia de Belas.

“Infere-se que os 175 morreram. Mas em razão da péssima condição do local, achamos apenas 38 carcaças. Até porque os peixes são muito pequenos e, em decomposição, fica mais difícil localizá-los”, disse a delegada.

Já na loja localizada na Avenida Brasil, um pássaro e alguns peixes foram encontrados mortos, diz Samieh. Esta unidade tinha um estoque maior de animais, contando com 348 exemplares à venda. Contudo, há relatos de que muitos deles foram resgatados ainda com vida. A polícia não tem estimativa do número de animais salvos.

Ainda segundo a delegada, as investigações sobre o caso estão perto do fim. Os inquéritos estão em fase final de escrita e devem ser enviados para o Poder Judiciário nesta quarta-feira (12). A polícia elabora um inquérito para cada loja, explica Samieh.