Pesquisa busca voluntários para entender sintomas psiquiátricos após enchentes no Vale do Taquari

Pesquisa quer entender os impactos mentais e sociais das enchentes e contribuir com estratégias para melhorar o suporte e a resiliência da comunidade

Publicado por
08:06 - 07/08/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Pesquisa busca voluntários para entender sintomas psiquiátricos após enchentes no Vale do Taquari

Pesquisa busca voluntários para entender sintomas psiquiátricos após enchentes no Vale do Taquari

Um estudo em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas – PPGCM da Universidade do Vale do Taquari – Univates tem como objetivo avaliar sintomas psiquiátricos, resiliência e apoio social entre os residentes do Vale do Taquari, uma região que sofreu severamente com enchentes em 2023 e 2024.

A pesquisa, com o título de “Sintomas psiquiátricos, resiliência e apoio social após as enchentes no Vale do Taquari”, é parte do mestrado em Ciências Médicas de Lídia Maria Erbes, sob a orientação da professora doutora Joana Bücker. O estudo quer entender os impactos mentais e sociais das enchentes e contribuir com estratégias para melhorar o suporte e a resiliência da comunidade.

Os residentes dos municípios afetados pelas enchentes são convidados a participar, preenchendo informações aqui. A participação é voluntária, garantindo total autonomia aos envolvidos, que podem optar por sair do estudo a qualquer momento sem penalidades. Para assegurar a confidencialidade, qualquer dado que possa identificar os participantes será omitido na divulgação dos resultados. O material será armazenado em local seguro e apenas a pesquisadora e a orientadora terão acesso.

Leia mais
Prefeitos cogitam realocar população atingida por enchentes em terrenos afastados do Rio Taquari
Famílias do Vale do Taquari são as primeiras a receber valores doados via Pix
De helicóptero, cinco milhões de sementes são lançadas em ação de revegetação de encostas no Vale do Taquari

Os participantes responderão a um questionário sociodemográfico e escalas de saúde mental, num processo totalmente on-line e conduzido via Google Forms. O tempo estimado para a participação é de 20 minutos. Os participantes receberão materiais com técnicas de relaxamento para o manejo do estresse. Além disso, contribuirão para avanços na área de estudo, situada nas Ciências Médicas, beneficiando tanto a comunidade científica quanto a sociedade em geral.

Posteriormente, os resultados da pesquisa serão divulgados em artigos científicos e na dissertação da mestranda. Os participantes interessados nos resultados podem solicitar informações diretamente pelo e-mail da professora Joana Bücker ([email protected]).

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Univates (Coep/Univates).

Mais de

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp