Caxias do Sul foi eleita a melhor cidade do Brasil para se fazer negócios no setor da indústria. O levantamento foi feito pela consultoria Urban Systems, e divulgado na última quarta-feira (7) pela Revista Exame. A pesquisa analisou municípios com mais de 100 mil habitantes.
Em 2021 a cidade da Serra Gaúcha ocupou a 67ª posição, e agora pulou para a primeira. Ao todo, são elencados os melhores resultados em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária. E foram analisados tópicos como saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) atribui esse resultado aos incentivos municipais. A desburocratização é uma das principais diretrizes do governo. “Desburocratizamos, simplificamos a legislação e reduzimos tributos. O resultado está aparecendo”, resume. De acordo com a Câmara da Indústria Comércio de Serviços (CIC), 53,4% da economia caxiense tem como origem o setor industrial.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Elvio Gianni, ressaltou o trabalho da gestão e as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas. “É uma consequência natural do trabalho que está sendo feito”, disse.
Além de Caxias do Sul, completam as primeiras cinco posições Araxá (Minas Gerais), Betim (Minas Gerais), Vilhena (Rondônia) e Catalão (Goiás). Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre, ficou 26ª posição, sendo a segunda melhor cidade do Estado no setor.