Parlamento Regional se reúne com secretário estadual de Segurança Pública

O Parlamento Regional, composto por vereadores das principais cidade da Serra Gaúcha, esteve em Porto Alegre em reunião com o…

Publicado por
09:24 - 19/08/2019

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação/Gabriel Venzon

O Parlamento Regional, composto por vereadores das principais cidade da Serra Gaúcha, esteve em Porto Alegre em reunião com o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, responsável também pela Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP). Os parlamentares encaminharam a ele demandas da região e buscaram entender as estratégias do estado para o tema.

Conforme aponta a SSP, o Rio Grande do Sul atua através de uma estratégia de locação de policiais, tendo como uma de suas metas estabelecer, no mínimo, cinco policiais em cada município. Também existe a busca para reforçar o policiamento rodoviário, Pelotões de Operações Especiais, sendo esses instruídos também a atuar no policiamento ordinário. Ranolfo ainda anunciou a vinda de um Batalhão de Choque para a Serra.

Entre as demandas apresentadas pelo Parlamento Regional, há a solicitação de permanência dos soldados na região, a criação de uma Delegacia Regional do Idoso, um Centro de Atendimento especializado a mulher vítima de violência na cidade de Farroupilha e a permanência do funcionamento das Delegacias em municípios como Nova Roma do Sul, Ipê e Antônio Prado, as quais o vice-governador garantiu a continuação dos trabalhos.

Cerca de dois mil novos soldados ingressarão na segurança do RS, esses por sua vez tem o mérito de escolha da cidade em que vão atuar com base em suas avaliações no curso. O Centro Especializado à Mulher em Farroupilha segue nos planos do Governo. O vereador de Farroupilha, Sandro Trevisan, explicou a necessidade de sua implantação desde 2017, e pede celeridade na transferência da delegacia para a nova sede para que a Rede Lilás seja inaugurada junto.

Já a Delegacia Regional do Idoso, o vice-governador salienta a dificuldade orçamentária do estado para sua implantação, em contra partida, o vereador caxiense Felipe Gremmelmaier, autor da proposta, a defende a sua criação uma vez que a Serra possui a maior concentração de idosos do RS e há um apontamento positivo da Delegacia Regional quanto ao espaço físico e recursos humanos para sua realização.

Estiveram presentes na reunião a Presidente do Parlamento Regional, vereadora Patrícia Camassolla Thomé (São Marcos), Clarice Chiomento Minozzo (Nova Prata), Gelsomir Justino Corassa (Antônio Prado), Felipe Gremmelmaier (Caxias do Sul), e Sandro Trevisan (Farroupilha).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp